Qual é o processador ideal para a GeForce RTX 5060 Ti?
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Quando falamos de um PC gamer, a placa de vídeo e o processador são as peças mais importantes. A GPU é dependente da CPU, que é o cérebro da máquina. Por isso, não adianta escolher uma placa e um processador qualquer, pois esse par precisa fazer sentido. Neste artigo, vamos falar da GeForce RTX 5060 Ti e qual é a CPU ideal para ela.
- Qual é o processador ideal para a GeForce RTX 5050?
- Qual é o processador ideal para a GeForce RTX 5060?
Essa placa de vídeo se posiciona entre o segmento de entrada, que no caso da NVIDIA é a RTX 5060, e o intermediário, representado pela RTX 5070 na atual geração. Por isso, a RTX 5060 Ti é uma GPU com ótimo desempenho, especialmente em 1080p para alcançar altas taxas de FPS nos jogos, algo que precisa ser impulsionado por um processador adequado.
Caso você tenha interesse em comprar essa placa, o Canaltech fala para você qual é o melhor processador para a RTX 5060 Ti.
Relação entre CPU e GPU
Em um jogo, a CPU e a GPU executam tarefas distintas, mas que se relacionam. A CPU é responsável por todos os cálculos e pela lógica do jogo: processa IA dos personagens, calcula a física de objetos e colisões, gerencia os comandos do jogador e, principalmente, prepara uma lista de instruções para a GPU.
Já a GPU recebe essas instruções e é responsável por renderizar os gráficos, aplicando texturas, calculando efeitos de luz, sombras e efeitos mais complexos como o ray tracing — algo que, inclusive, gera mais peso para a CPU também. Ou seja, é a placa de vídeo que gera o jogo que vemos na tela.
O desempenho de um jogo é determinado pela velocidade com que tudo isso acontece, e o componente mais lento limita o resultado final, criando um gargalo. Se a CPU não for rápida o suficiente para preparar as instruções (chamadas de "draw calls"), a GPU ficará ociosa, resultando em queda na taxa de FPS, independentemente do quão potente ela seja.
Qual é a CPU ideal para a RTX 5060 Ti?
Para esse nível de placa de vídeo, embora não seja uma GPU intermediária, precisamos de CPUs mais modernas para empurrá-la. Do lado da AMD, nossa recomendação fica para o Ryzen 5 7600 (ou sua versão X), processador forte o suficiente para entregar altas taxas de FPS em jogos competitivos, e mais do que o necessário para títulos single player com foco em gráficos, onde o peso maior está na GPU.
Porém, os 6 núcleos e 12 threads podem ser um problema nos poucos jogos que exigem múltiplos núcleos, como Cyberpunk 2077 com a cidade cheia de NPCs, mesmo não sendo algo tão comum de acontecer ainda. Por isso, nossa solução por parte da Intel fica para o Core i5-14400F, que tem 10 núcleos e 16 threads e boa performance single core, ideal para atingir altas taxas de quadros nos games.
Se você não se preocupa com jogos multiplayer, em que altas taxas de FPS é necessário, e gastou todo o orçamento na RTX 5060 Ti, é até possível ir com o Ryzen 5 5500, uma CPU que pode ser encontrada por volta de R$ 500. Porém tenha em mente que vai existir um nível de gargalo, mesmo em títulos que exigem mais da placa de vídeo.
Conclusão
Lembre-se sempre de ter um par ideal para sua placa de vídeo, para que sua experiência nos games seja a melhor possível. Não existe uma equação certa para cravar na indicação exata, mas tanto o Ryzen 5 7600, quanto o Core i5-14400F, são CPUs excelentes para a RTX 5060 Ti, seja em sua versão de 8 GB ou 16 GB.
Veja mais do CTUP: