Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Processadores Meteor Lake podem ter frequências de 5,0 Ghz

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Agosto de 2023 às 14h05

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Os processadores Meteor Lake para notebooks devem representar um salto revolucionário para a Intel por uma série de razões. Agora, novas informações obtidas pelo informante Golden Pig Upgrade sugerem que essas CPUs podem ultrapassar os 5,0 Ghz de frequência.

Os detalhes foram veiculados pelo usuário HXL, no Twitter. Clocks de 5,0 Ghz não são uma novidade na indústria, uma vez que os próprios Intel Raptor Lake de 13ª geração chegam a 5,6 Ghz com o Core i9-13980HX em portáteis.

O que chama a atenção é que os Meteor Lake vão utilizar um sistema de chiplets com empacotamento 3D. O processo de fabricação fica a cargo do Intel 4, ou seja, a litografia de 7 nanômetros via luz ultravioleta extrema (EUV). Esse parece ser um avanço bem grande em relação aos Raptor Lake tradicionais, "presos" à arquitetura de 10nm Enhanced SuperFin.

Continua após a publicidade

Segundo Golden Pig Upgrade, o vindouro Core Ultra 7 chegaria aos 5,0 Ghz, enquanto o Core Ultra 9 pode ultrapassar esse valor. Vale lembrar que a Intel vai renomear os processadores Meteor Lake, retirando o tradicional "i" e adicionando a palavra "Ultra" aos SKUs topo de linha de cada geração.

Na teoria, a fabricação com Intel 4 deve trazer melhorias notáveis aos processadores, mas ainda não se sabe o impacto que isso vai gerar em termos de consumo energético e aquecimento. Os primeiros modelos de produtos com grandes inovações em arquitetura tendem a sofrer um pouco mais com aquecimento, mas isso é um ponto que precisa ser analisado com o lançamento das CPUs.

Meteor Lake não deve ter aumento no número de núcleos

Frequências elevadas podem ser um diferencial em games e principalmente em aplicações sintéticas como edição de vídeo, modelagem, etc. A contagem máxima de núcleos não deve ser tão diferente em comparação com a geração anterior. Os usuários podem esperar modelos de entrada com cinco a nove núcleos e os carros-chefe com até 24 núcleos híbridos.

Em contrapartida, esses serão os primeiros processadores da companhia a contarem com aceleradores de Inteligência Artificial. O objetivo da Intel é inserir IA em todos os futuros produtos da empresa para melhorar a experiência dos usuários nesse segmento.

Embora a credibilidade do vazamento seja boa, é bom considerar todas as informações como meras especulações. Os processadores Meteor Lake devem ser anunciados no fim de setembro, com previsão de lançamento para meados de outubro.