Nvidia RTX 4090 pode chegar em julho com dobro de desempenho da RTX 3090
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Novos rumores sugerem que a família GeForce RTX 4000, próxima geração de placas de vídeo gamer da Nvidia, pode estrear antes do esperado, já no início do terceiro trimestre. Junto a isso, detalhes mais completos da solução entusiasta RTX 4090 foram divulgados, sugerindo que a novidade pode ser duas vezes mais potente que a RTX 3090, mantendo um nível de consumo razoável.
- Placas de vídeo Intel Arc para desktop serão exclusivas da China no lançamento
- AMD lança placas Radeon RX 6X50 XT com clocks e memórias turbinados
RTX 4090 seria duas vezes mais veloz que RTX 3090
As informações chegam através do leaker kopite7kimi, que publicou uma lista atualizada com as supostas especificações da solução entusiasta da família RTX 4000. Ao que parece, a RTX 4090 utilizará o chip AD102 em uma configuração reduzida, como esperado, contando com 126 Streaming Multiprocessors (SMs), o que se converte em 16.128 núcleos CUDA.
Caso não haja grandes mudanças estruturais, a GPU deve oferecer ainda 126 RT Cores para Ray Tracing e 504 Tensor Cores para operações de Inteligência Artificial, incluindo o DLSS. Em comparação, a RTX 3090 é equipada com 82 SMs, 10.496 núcleos CUDA, 82 RT Cores e 328 Tensor Cores, o que significaria um aumento de 35% em núcleos com a estreia da nova geração.
A capacidade de memória seria mantida em 24 GB GDDR6X, assim como a interface de 384-bit, mas a frequência seguiria os passos dos chips empregados na RTX 3090 Ti e seria aumentada de 19,5 Gbps para 21 Gbps, permitindo que a largura de banda ultrapasse a casa dos 1 TB/s.
Somando esses ganhos com as melhorias que a arquitetura Lovelace traria, kopite7kimi sugere que a RTX 4090 entregaria o dobro de performance de sua antecessora, com mais um ponto importante: o consumo. Diferente do que vinha sendo especulado até o momento, a placa teria TGP base de "apenas" 450 W — mesma da RTX 3090 Ti — e não de 600 W. Caso a performance de fato dobre, a linha RTX 4000 pode se provar um avanço mais interessante que o esperado.
O leaker também se diz "decepcionado com RDNA 3", em referência à próxima geração de placas Radeon da AMD — as rivais da Nvidia também tiveram suas especificações revistas pelos rumores, apresentando número de núcleos e configurações significativamente mais simples que as especuladas no passado. Dito isso, ainda é muito cedo para sabermos como as concorrentes realmente se posicionarão em uso real.
Linha RTX 4000 pode estrear em julho
Paralelo a isso, o informante voltou a sugerir que a família RTX 4000 seria lançada bem antes da sua antecessora, no início do terceiro trimestre. Questionado pelo portal VideoCardz, kopite7kimi indicou uma janela mais precisa: meados de julho. Isso significaria que a nova geração da Nvidia estaria a menos de 2 meses de ser oficializada.
Se as informações do leaker estiverem corretas, não apenas as novas integrantes da linha GeForce poderão ser melhores e mais eficientes do que o esperado, como ainda podem receber novidades muito em breve. O mais provável é que vejamos ao menos um teaser durante a conferência da Nvidia na Computex 2022, marcada para a próxima segunda-feira, 23 de maio.
Fonte: WCCFTech (1, 2), VideoCardz