Publicidade

Nvidia RTX 3090 Ti pode trazer memórias mais rápidas e novo conector de energia

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Outubro de 2021 às 13h20

Link copiado!

Reprodução/Nvidia
Reprodução/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Mesmo com as dificuldades causadas pela crise dos semicondutores, diversos rumores sugerem que a Nvidia está prestes a lançar mais alguns modelos da família RTX 3000. O destaque vai para uma versão mais robusta da topo de linha RTX 3090, que chegaria para atender a entusiastas com memórias mais rápidas e o chip GA102 completamente habilitado.

A novidade, até o momento conhecida como RTX 3090 SUPER, pode, na verdade, receber outro nome e sofrer modificações mais profundas que o esperado. Pelo menos é o que indicam fontes do site VideoCardz, que divulgou novas informações sobre a próxima placa entusiasta da Nvidia, prevista para estrear em breve.

RTX 3090 Ti pode contar com memórias repaginadas e nova conexão

Continua após a publicidade

O portal recebeu detalhes que teriam sido compartilhados com parceiros da Nvidia, sugerindo que a nova placa deve se chamar RTX 3090 Ti, em vez de RTX 3090 SUPER. A escolha teria a intenção de posicionar o componente em uma categoria mais premium, e estaria ainda relacionada com as mudanças profundas que devem ser realizadas nas memórias e no sistema de alimentação.

A informação não chega como uma total surpresa, já que o renomado leaker kopite7kimi já havia sinalizado que a solução poderia ter um nome diferente do que o especulado SUPER. Além disso, o novo vazamento também reforça as especificações indicadas por ele: a RTX 3090 Ti contará com a GPU GA102 completamente habilitada, atingindo assim os 10.752 núcleos CUDA.

As memórias GDDR6X, cuja capacidade deve se manter em 24 GB, também atingirão velocidade máxima, chegando aos 21 Gbps, o que levaria a largura de banda a impressionantes 1 TB/s. O aumento é considerável quando levamos em conta que a VRAM da RTX 3090 original atingia apenas 18 Gbps e largura de banda de 936 GB/s. Mais importante, os chips de memória utilizados teriam 2 GB de capacidade, em vez de apenas 1 GB.

Continua após a publicidade

A mudança visaria trazer todos os chips para a parte frontal da placa, para serem cobertos pelo sistema de refrigeração — o aumento da velocidade irá requerer maior capacidade de energia, e consequentemente gerar mais calor, exigindo assim resfriamento adequado. Outra consequência seria o aumento considerável do consumo, que chegaria aos 450 W, 100 W a mais que o modelo padrão.

Assim sendo, a RTX 3090 Ti empregaria um novo conector de alimentação de 16 pinos, possivelmente mantendo o formato MicroFit da conexão de 12 pinos. O padrão teria sido desenvolvido para o barramento PCI-E 5.0, o que sugere que a nova placa seria a primeira da Nvidia a trazer compatibilidade com a nova interface, mas ainda não foi possível confirmar os detalhes devido ao embargo de parte das informações.

Novidade estreia em janeiro com mais dois lançamentos

Continua após a publicidade

Espera-se que a RTX 3090 Ti seja oficializada em janeiro, durante apresentação da Nvidia na CES 2022. A nova topo de linha seria acompanhada ainda de duas novidades interessantes: uma versão turbinada da RTX 3070 Ti com 16 GB de RAM, além de uma nova versão da RTX 2060, agora munida de 12 GB de RAM.

Não se sabe dizer se as duas soluções mais simples trariam upgrades mais profundos, como é o caso da RTX 3090 Ti, mas o aumento da capacidade de memória já seria suficiente para tornar ambas soluções atraentes para um período em que os games estão cada vez mais exigentes.

Fonte: WCCFTech, VideoCardz