Nvidia deve lançar RTX 3090 SUPER, RTX 3070 Ti 16 GB e RTX 2060 12 GB em janeiro
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Múltiplos rumores já indicaram que, apesar do recente lançamento de modelos Ti, a Nvidia estaria preparando o anúncio de uma atualização completa da linha RTX 3000 com variantes SUPER. Assim como na geração passada, as novas placas trariam upgrades modestos nos chips, aumentando timidamente a contagem de núcleos CUDA, enquanto receberiam melhorias mais marcantes em memória.
- Nvidia pode lançar linha GeForce RTX 4000 apenas em outubro de 2022
- Nvidia RTX 3080 Ti de 20 GB é vista na Rússia com alto poder de mineração
Um novo rumor surge nesta semana para reforçar a existência das novidades, sugerindo não apenas uma possível janela de lançamento, como ainda indicando a existência de mais duas placas atualizadas, que nasceriam da escassez global de semicondutores e tornariam a atual família de placas de vídeo da Nvidia ainda mais confusa.
Linha RTX 3000 SUPER e mais estreiam em janeiro
As informações são cortesia do usuário do Twitter hongxing2020, que não possui histórico de vazamentos e conta com poucos tweets, mas que recebe atenção em virtude da existência de rumores mais antigos que corroboram sua postagem.
Segundo ele, além de uma RTX 3090 SUPER, a Nvidia também atualizaria a recente RTX 3070 Ti com o dobro de memória, chegando aos 16 GB, e resgataria a RTX 2060, agora em uma variante com 12 GB de VRAM, todas com lançamento para janeiro de 2022.
O usuário não chega a citar outros modelos SUPER, não ficando claro se essas variantes serão ou não lançadas. Caso esses detalhes se confirmem, a situação das GPUs da Nvidia se tornaria complexa, especialmente por conta da RTX 3070 Ti de 16 GB, que ofereceria mais memória, por exemplo, do que a RTX 3080 Ti. Apesar disso, quando consideramos que a RTX 3060 tem mais memória do que a própria RTX 3080, a possibilidade não chega a ser absurda.
O retorno da RTX 2060, agora também com o dobro de memória, é outro ponto já bastante especulado — a ideia dessa versão mais robusta seria amenizar a alta demanda por placas mais acessíveis frente à escassez de componentes.
Modelos SUPER já tiveram especificações vazadas
Recentemente, o leaker kopite7kimi, cujo histórico de vazamento é geralmente confiável, já divulgou as supostas especificações da família RTX 3000 SUPER e, como esperado, os upgrades serão modestos no geral. O destaque vai para a RTX 3060 SUPER, que ganhará 40% mais núcleos CUDA e receberá 12 GB de RAM GDDR6, basicamente encostando suas configurações na RTX 3070 tradicional.
Não se sabe se a Nvidia pretende manter a linha RTX 3000 padrão, ou se pretende substituí-la pelas novidades, como fez com a geração anterior. Espera-se que as novas placas sejam realmente oficializadas em janeiro, durante apresentação da companhia na CES 2022.
Fonte: hongxing2020, WCCFTech, VideoCardz