Publicidade

Nvidia apresenta notebooks com RTX 3050 e 3050 Ti, sua nova GPU mainstream

Por| 11 de Maio de 2021 às 08h00

Link copiado!

Divulgação/Nvidia
Divulgação/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Depois de muitos rumores e vazamentos, a Nvidia confirmou nesta terça-feira (11) o lançamento de um lineup de mais de 140 notebooks gamers equipados com as novas placas de vídeo RTX 3050 e RTX 3050 Ti. Ambos os modelos compartilham a microarquitetura Ampere utilizada na família RTX 3000, mas chega como a opção mais básica de todas para equipar, pelo menos neste primeiro momento, notebooks mainstream com processadores AMD Ryzen 5000 e os recém-anunciados Intel Core Tiger Lake-H de 11ª geração.

Com isso, os planos da fabricante são de, no futuro, finalmente aposentar a já antiga linha de GPUs GeForce GTX 16 e oferecer as novas RTX 3050 e 3050 Ti como modelos de entrada para quem busca um equipamento de alto desempenho e gamer de entrada. A diferença óbvia é que, com as novas GPUs, tais notebooks entregarão mais performance e mais eficiência energética, além de poderem ter um visual mais compacto.

Esses aspectos são possíveis graças à abordagem Max-Q implementada pela Nvidia nos novos componentes, que chegam com design refinado e balanceando poder de fogo com baixo consumo energético. O resultado são notebooks mais finos e cada vez mais próximos do que hoje chamamos de ultrafinos, com até 15,8mm de espessura e desempenho de sobra para rodar qualquer jogo da atualidade.

Continua após a publicidade

E sim, você não está enganado: as novas RTX 3050 e 3050 Ti trarão suporte a ray tracing e DLSS para a base da pirâmide de laptops gamers e de alto desempenho. Na prática, a empresa destaca que jogos que antes sofriam e nem chegavam a rodar na GTX 1650 Ti agora conseguirão entregar cerca de 100 FPS com DLSS ativado e na casa dos 70 FPS com DLSS e ray tracing habilitados - casos de Call of Duty: Warzone e Watch Dogs Legion, por exemplo.

As novas GPUs também trarão para o segmento mainstream recursos bastante cobiçados por quem busca taxas de quadros por segundo maiores e joga títulos competitivos. Com o auxílio dos Tensor Cores, tanto a RTX 3050 quanto a RTX 3050 Ti conseguirão tirar proveito do Dynamic Boost 2.0 e do Nvidia Reflex para incrementar a taxa de quadros por segundo e reduzir significativamente a latência. Assim, segundo a empresa, títulos como Rainbow Six Siege, Valorant e Overwatch conseguirão rodar a até 190 FPS e com míseros 19ms de latência.

Profissionais e criadores de conteúdo também se beneficiarão dos novos notebooks equipados com RTX 3050 e 3050 Ti, teoricamente tendo de investir menos em um equipamento que entrega mais desempenho e recursos que facilitam bastante o trabalho no dia a dia. Os mesmos Tensor Cores dão mais poder de fogo para a atuação de inteligências artificiais que atuam em cenários de edição de vídeo e de imagens, identificando automaticamente objetos específicos em cena e ajustando-os de acordo com a necessidade do usuário. Essa mesma IA também atua para agilizar a renderização de vídeos em até 700% e edições de fotos em até quatro vezes.

Continua após a publicidade

É bacana ver toda essa movimentação da Nvidia para não só aposentar a já longeva linha GTX 16, como também popularizar recursos e tecnologias que há até pouco tempo estavam disponíveis apenas para quem podia comprar equipamentos topo de linha. Obviamente esse upgrade na base de usuários não vai acontecer do dia para a noite, ainda mais com o cenário atual de escassez na cadeia de produção e preços exorbitantes, mas a expectativa é que, à medida que as coisas forem voltando ao normal, passemos a ver mais notebooks de entrada com RTX 3050 e RTX 3050 Ti nas prateleiras do que com GTX 1650 e GTX 1650 Ti.

A Nvidia não forneceu nenhuma previsão de lançamento, tampouco especificou quais notebooks chegarão ao Brasil nem quanto eles custarão por aqui. Na gringa, no entanto, os laptops com as novas RTX 3050 e 3050 Ti começam a ser vendidos hoje por a partir de US$ 799. A expectativa é que fabricantes com atuação no Brasil, como Dell e Lenovo, façam anúncios nas próximas horas ou dias. Estamos de olho!