Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD pode lançar novas Radeon RX 6X50 XT com memória turbinada em abril

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Março de 2022 às 13h50

Link copiado!

Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

Alvo de múltiplos rumores nas últimas semanas, a suposta família AMD Radeon RX 6X50 XT pode estar muito próxima de ser lançada, possivelmente estreando já no próximo mês. Pelo menos é o que sugere o leaker Enthusiastic Citizen, que divulgou no fórum Chiphell alguns detalhes sobre a série revisada de placas de vídeo, junto a uma suposta data de lançamento.

Linha Radeon RX 6X50 XT pode chegar em abril

Segundo o leaker, cujos vazamentos se mostraram razoavelmente precisos no passado, a AMD traria ao mercado três novas placas da série revisada — a variante premium RX 6950 XT, ao lado dos modelos intermediários RX 6750 XT e RX 6650 XT. As novidades não contariam com mudanças bruscas nas configurações dos chips, mas entregariam desempenho apenas ligeiramente superior em comparação aos modelos já disponíveis no mercado.

Continua após a publicidade

A principal modificação seria feita nas memórias, que teriam a velocidade aumentada de 16 Gbps para 18 Gbps, resultando em um aumento na largura de banda já bastante elevada das GPUs. Ainda que não seja suficiente para proporcionar um salto expressivo de performance, os ganhos na VRAM trariam mais fôlego para os lançamentos, especialmente em títulos sensíveis às memórias.

Ainda de acordo com Enthusiastic Citizen, a família Radeon 6X50 XT seria anunciada no final de abril, possivelmente entre os dias 20 e 21. Os preços oficiais refletiriam as mudanças nas especificações e, dessa maneira, atingiriam valores um pouco mais elevados, mas não se sabe o quão mais altos seriam.

Radeon RX 6400 também pode ser lançada

Continua após a publicidade

Outra novidade interessante sugerida pelo informante, apoiada por vazamentos anteriores, é que a AMD deve disponibilizar a Radeon RX 6400 para o público, durante o mesmo evento de apresentação. A solução foi anunciada junto à RX 6500 XT durante a CES 2022, mas é atualmente uma exclusividade para fabricantes de desktops pré-montados.

A placa, que poderia receber o nome de Radeon RX 6500, também é originada dos notebooks e traz especificações ainda mais básicas que a variante XT, já bastante criticada pelo baixo nível de desempenho que entrega e pelos cortes drásticos realizados no projeto, como a presença de apenas 4 pistas PCIe.

Caso mantenha as configurações do modelo RX 6400, a nova GPU básica da AMD contaria com 12 Unidades Computacionais (CUs) e 768 núcleos, 4 GB de RAM GDDR6 a 16 Gbps em uma interface de 64-bit, com largura de banda de 128 GB/s, 16 MB de Infinity Cache e clocks de até 2321 MHz, que oferecem poder computacional de até 3,57 TFLOPs.

Continua após a publicidade

Curiosamente, essas são especificações semelhantes à GPU integrada Radeon 680M presente nos chips Ryzen 6000 para notebooks — a única vantagem clara seria a memória dedicada.

Fonte: WCCFTech