Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após vazamento, malwares tentam se passar por softwares oficiais da Nvidia

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Março de 2022 às 14h00

Link copiado!

Após vazamento, malwares tentam se passar por softwares oficiais da Nvidia
Após vazamento, malwares tentam se passar por softwares oficiais da Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Certificados oficiais, usados pela Nvidia para assinar drivers de placas de vídeo e outras aplicações oficiais da empresa, já estão sendo usados por criminosos para dar aparência de legitimidade a malwares e ferramentas de intrusão. O uso é um dos principais e mais perigosos reflexos do vazamento dos dados da companhia, registrado na última semana e expondo informações internas, códigos-fonte e credenciais de funcionários.

Durante o final de semana, registros no site VirusTotal, que concentra ameaças conhecidas e serve como base para softwares de segurança, bem como analistas em segurança digital apontaram o uso dos certificados da Nvidia, inclusive, em soluções perigosas e bem conhecidas. É o caso, por exemplo, do agente de exploração Cobalt Strike e do Mimikatz, voltado para o roubo de credenciais do Windows, assim como outras aplicações de acesso remoto ao sistema operacional ou backdoors.

A ideia é que, ao assinar tais soluções como se fossem legítimas, o sistema operacional não impediria seu funcionamento — no Windows, aplicações que usem recursos avançados da plataforma precisam de tais certificados para serem instaladas. O problema é que, mesmo já tendo expirado, os recursos continuam tendo funcionamento permitido, sendo reconhecidos como se fossem softwares da própria Nvidia.

Continua após a publicidade

Pelo menos duas campanhas de malware estariam em andamento, enquanto a recomendação dos especialistas em segurança é que administradores de sistema limitem os certificados vazados nas ferramentas de segurança do Windows. Além de medidas comuns de higiene digital, como baixar softwares apenas de fontes oficiais e manter um controle do que é instalado ou não, tal política deve reduzir a eficácia de campanhas de phishing ou outras que utilizem os malwares.

Grupo que atacou Ministério da Saúde também atingiu Nvidia

O ataque aos servidores da fabricante de placas de vídeo foi assumido pelo grupo Lapsus, o mesmo que, em dezembro, atingiu sistemas do governo brasileiro, incluindo o Ministério da Saúde, e deixou o app Conecte SUS fora do ar por quase duas semanas. Mais recentemente, o bando também disse ter sido o responsável pelo golpe que deixou gigantes do e-commerce brasileiro, como Americanas, Shoptime e Submarino, fora do ar por quatro dias.

Continua após a publicidade

A notícia do vazamento de dados da Nvidia veio na última semana e ganhou contornos mais agressivos depois que o Lapsus acusou a empresa de ter contra-atacado, usando ransomware para tentar bloquear os arquivos obtidos pelos criminosos. De um volume de 1 TB de informações que os bandidos dizem ter em mãos, vazaram detalhes confidenciais e credenciais de funcionários da empresa.

Fonte: Bleeping Computer