Publicidade

Nvidia GeForce MX550 vaza com 2 GB em notebook desconhecido da Lenovo

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Dezembro de 2021 às 15h10

Link copiado!

Divulgação: Nvidia
Divulgação: Nvidia
Tudo sobre Nvidia

A suposta placa de vídeo Nvidia GeForce MX550 foi encontrada no banco de dados do Geekbench, equipando um notebook ainda não anunciado da Lenovo. Com 2 GB de memória dedicada, o componente mostra uma evolução saudável em comparação à MX450 e, segundo rumores, pode contar com uma versão reduzida do novo chip GA107, mesmo utilizado na RTX 3050.

Nvidia GeForce MX550 vaza em notebook da Lenovo

O resultado parece pertencer ao mesmo modelo de notebook responsável pelo vazamento do Intel Core i7 1260P, processador com desempenho de Core i9 11900 aguardado como uma das novidades da CES 2022, possivelmente se tratando de uma variante com gráficos dedicados. A GPU da Nvidia presente no aparelho aparece identificada apenas como um "dispositivo gráfico", termo normalmente utilizado em hardware ainda não anunciado.

Continua após a publicidade

Colabora para essa possibilidade a presença de 16 Stream Multiprocessors (SMs), dois a mais do que a MX450, rodando a 1.500 MHz e acompanhados de 2 GB de memória GDDR6. A combinação entrega 39.124 pontos no teste de OpenCL, número pouco mais de 15% maior do que o atingido pela atual solução gráfica para ultrabooks do time verde.

Considerando que a GPU ainda deve receber otimizações até o lançamento, é muito provável que a diferença cresça ainda mais até sua estreia, marcando um salto expressivo bem-vindo e necessário, especialmente diante dos avanços dos gráficos integrados de AMD e Intel.

GPU pode contar com chip simplificado da RTX 3050

Continua após a publicidade

Os rumores indicam que a MX550 pode ser uma versão ligeiramente simplificada da RTX 3050, com chip GA107, trazendo assim a microarquitetura Ampere aos ultrabooks. Caso se comprove, a solução mais que dobrará a quantidade de núcleos presente na antecessora, passando de 896 núcleos CUDA na MX450 para 2.048 na MX550, já que cada SM Ampere traz 128 núcleos.

Ao menos nesse teste, o salto nas configurações não entregou o dobro de desempenho, mas é provável que a largura de banda do componente possa ser um fator de limitação, considerando ainda não haver informações sobre a interface de memória, questão que se alia às já citadas otimizações que devem ser realizadas até o anúncio.

Ainda não se sabe quando a nova GPU básica da Nvidia será anunciada, mas há grandes chances de vermos novidades sobre a solução durante a CES 2022, levando em conta que o laptop vazado deve ser apresentado durante a feira.

Continua após a publicidade

Fonte: VideoCardz