Nvidia é novamente a marca mais desejada de placas de vídeo
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Como parte das premiações do 6º Prêmio Canaltech, a Nvidia foi mais uma vez eleita como a marca mais desejada de placas de vídeo, mantendo o título que obteve em 2022. Recebendo pouco mais de 70% dos cerca de 90 mil votos registrados, a gigante conquistou quase 8 vezes mais votos que a segunda colocada, aumentando o número que obteve no ano passado em quase 30% — também participaram da categoria AMD, ASUS, Gigabyte, GALAX, EVGA, MSI, PowerColor, Sapphire, Zotac, XFX, ASRock, Gainward, Colorful, Palit e PNY.
O salto exponencial dado pelo time verde em 2023 é provavelmente associável à chegada da família de GPUs GeForce RTX 4000, em especial da RTX 4090, além da singela vantagem que ainda possui na performance em games que utilizam Ray Tracing e na adoção do DLSS, sua tecnologia proprietária de upscaling com Inteligência Artificial. Ao lado da liderança da Nvidia, outros destaques da votação popular são ASUS e Gigabyte, como as fabricantes de placas customizadas mais desejadas.
RTX 4000 e DLSS 3 colaboram na vitória
Um dos possíveis motivos para a conquista da Nvidia no 6º Prêmio Canaltech é a estreia recente da família de GPUs GeForce RTX 4000, baseada na arquitetura Ada Lovelace. Destaque especial vai para a solução mais poderosa da linha, a RTX 4090, que possui o posto de placa de vídeo mais potente para games disponível atualmente. A solução traz especificações que impressionam, incluindo mais de 16 mil núcleos CUDA e 24 GB de memória dedicada, e proporciona saltos de pelo menos 50% de desempenho frente à antecessora, a RTX 3090 Ti.
Também colabora para esse cenário a performance dos lançamentos em Ray Tracing, a técnica avançada que simula o comportamento real da luz para aprimorar a iluminação e as sombras dos games. Mesmo que AMD e Intel tenham feito progressos respeitáveis nesse departamento, o time verde ainda segue entregando mais performance na maioria dos títulos que empregam a técnica.
Outro fator de peso que ajudou a gigante a chamar atenção do público foi a chegada do DLSS 3, a terceira geração da técnica de upscaling de imagem com IA da marca, que desta vez usa novos algoritmos para gerar quadros inteiros do zero. Em alguns games, como Cyberpunk 2077 e Portal with RTX, a geração de quadros consegue triplicar a taxa de FPS em comparação ao mesmo título com o recurso desativado, enquanto contorna outros limites do computador, como a CPU, já que todo o processamento é feito com núcleos dedicados da GPU.
Fora isso, o recurso padrão de upscaling por IA do DLSS, hoje identificado como DLSS 2, apresenta vantagens por estar presente em um número maior de games e entregar resultados levemente superiores às soluções rivais, possivelmente pelo uso dos núcleos dedicados.
Você pode conferir mais informações da categoria de marca mais desejada de placas de vídeo, além dos vencedores de outras categorias, acessando o site oficial da 6ª edição do Prêmio Canaltech.
Confira no vídeo abaixo como foi o 6º Prêmio Canaltech: