Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia detalha novas GeForce RTX 3000 e confirma conector de 12 pinos

Por| 26 de Agosto de 2020 às 12h33

Link copiado!

Reprodução/YouTube/ Nvidia
Reprodução/YouTube/ Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Para antecipar evento de apresentação das novas RTX 3000 no próximo dia 1º de setembro, a Nvidia está lançando uma série de vídeos em suas redes sociais. Nesta quarta feira (26), a companhia publicou uma explicação mais detalhada sobre o design de suas placas e balanço térmico. Além disso, ela confirmou um boato que corria há tempos: as novas GPUs terão mudanças nos conectores.

O vídeo trata do desafio de se fazer uma placa de vídeo com componentes muito pequenos e um bom balanço térmico para evitar o superaquecimento. Contudo, em uma das falas, o diretor de engenharia de sistemas da Nvidia, Gabriel Gorla, confirma a troca de entrada de energia.

Continua após a publicidade

“Um dos componentes cujo tamanho teve significante redução, foi o conector de energia. Fizemos um novo conector, o qual é menor que o conector PCIe e ainda carrega mais energia”, explica no vídeo. Como ele não específica qual modelo vai ganhar a nova entrada, é possível que toda a linha conte com o novo conector.

Atualmente, as placas de vídeo da empresa possuem conector PCIe com dois conjuntos de 8 pinos (16 no total). Agora, a empresa vai trocar o pacote por apenas um com 12 pinos.

Isso quer dizer que você vai precisar trocar de fonte para comprar as novas placas? Não. No vídeo, a empresa ressalta que o aparelho virá com um adaptador na caixa compatível com o atual sistema duplo de 8 pinos.

O cabo que vai acompanhar o produto pode ser parecido com o vazado recentemente pela Seasonic, com 750 mm, para adaptar as fontes atuais dos PCs

Continua após a publicidade

O vídeo também confirma rumores de que a nova linha teria sua placa de circuito (PCB) com formato irregular.

Rumores apontam que a Nvidia deva lançar ao menos dois modelos de placas RTX 3080 e 3090, sendo a mais poderosa com até 24 GB de memória RAM GDDR6X e 1 TB/s de largura de banda. A companhia deve revelar os modelos em evento agendado para o próximo dia 1º de setembro.

Continua após a publicidade

Fonte: Nvidia