Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia confirma datas de próxima conferência dedicada a GPUs e IA

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Junho de 2022 às 16h26

Link copiado!

Reprodução/Nvidia
Reprodução/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Através das redes sociais, a Nvidia anunciou as datas da próxima GPU Technology Conference, ou GTC, conferência em que anuncia as principais novidades em que está trabalhando. O evento está marcado apenas para setembro e chama atenção não apenas pela confirmação antecipada, como também pelo próprio período — 2 anos após a estreia da linha GeForce RTX 3000 — podendo conter a possível apresentação da próxima geração de placas gamer da empresa.

Nvidia anuncia datas da próxima GTC

A confirmação foi realizada pelo twitter oficial da GTC, em um anúncio tímido, com poucos detalhes. O evento ocorrerá entre os dias 19 e 22 de setembro e, caso siga os padrões das conferências anteriores, contará com uma apresentação do CEO Jensen Huang e alguns dos engenheiros mais importantes da companhia destacando as principais novidades que a gigante revelará no decorrer dos dois dias.

Continua após a publicidade

A imagem que acompanha a publicação parece indicar alguns dos assuntos que devem ser tratados, incluindo a iniciativa de carros autônomos da Nvidia, o gêmeo digital da Terra para previsão do tempo e outras pesquisas relacionadas em que a companhia está trabalhando, bem como as soluções voltadas a robótica e estudos científicos, sugerindo que mais detalhes da nova GPU H100 serão discutidos.

Fora isso, a mensagem destaca como entramos na "Era da IA", tecnologia que sempre recebe atenção especial da fabricante. Não há nenhuma menção a games, ou mesmo detalhes mais completos no link de inscrição, mas ainda há chance de vermos alguma novidade relacionada ao mercado de jogos, como sugerem os rumores.

Linha RTX 4000 pode estar entre os anúncios

Continua após a publicidade

Após múltiplos rumores sugerindo datas de anúncio entre julho e agosto, o mais recente deles, cortesia de fontes do site VideoCardz, indica que o lançamento da suposta família GeForce RTX 4000 teria sido adiado, replanejado para setembro. A informação não apenas coincide com o anúncio do GTC para o mesmo mês, como também acaba apoiada pela janela de pouco mais de dois anos de estreia da linha RTX 3000, apresentada em 1º de setembro de 2020.

É costume da empresa atualizar sua família de placas de vídeo gamer em janelas de 2 anos, lançando diferentes modelos no decorrer do período. O novo rumor também aponta para esse esquema: a topo de linha premium RTX 4090 seria apresentada durante a GTC, com a flagship mais simples estreando no mês seguinte, em outubro. Fechando a categoria avançada, a RTX 4070 seria oficializada em novembro. O restante das placas chegaria em janeiro, na CES 2023.

Em relação ao desempenho das novidades, há muitas informações desencontradas, ainda que todas indiquem que a nova geração, baseada na microarquitetura Lovelace, ofereceria um grande salto sobre a antecessora, baseada na arquitetura Ampere. Especula-se que os modelos mais poderosos superariam os 100 TFLOPs de poder computacional, em um trabalho conjunto da litografia customizada 4N da TSMC, dobro de núcleos e dos consequentes clocks mais altos.

Continua após a publicidade

Fonte: Nvidia (1, 2), VideoCardz