Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo plano: Nvidia lançará GPUs e CPUs anualmente

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Maio de 2024 às 10h30

Link copiado!

NVIDIA YouTube
NVIDIA YouTube
Tudo sobre Nvidia

Após revelar um salto gigantesco de mais de 600% nos lucros da empresa, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, confirmou nesta quarta-feira (22) que agora a empresa lançará chips anualmente e não mais a cada dois anos. O chefão do time verde explicou que a medida servirá tanto para GPUs de uso doméstico e profissional, quanto para tecnologias como chips de IA e até mesmo processadores.

O novo plano da Nvidia foi anunciado durante a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024 e reforça a agressividade do time verde no segmento de inteligência artificial. A empresa, que já trabalha com aceleradores de IA para uso profissional, quer entrar de cabeça na era dos AI PCs e planeja até mesmo um chip conjunto com a MediaTek para equipar consoles portáteis em 2025.

No cronograma, a NVIDIA destacou o lançamento de certos chips conhecidos, como a Hopper H200 para data centers, e as Blackwell GB200 e B100. Esses dois últimos nomes devem fazer parte das novas placas de vídeo GeForce RTX 5000 para uso doméstico. A expectativa é que elas sejam lançadas até o fim de 2024 e venham com até 32 GB de VRAM GDDR7 e barramento de 512-bit.

Continua após a publicidade

Ademais, o planejamento da companhia liderada por Huang mostra o próximo passo de GPUs com a X100 programada para 2025. Essa deve ser a geração de placas de vídeo de codinome Rubin, possivelmente referente às RTX 6000, mas ainda é cedo para tantas especulações. Mesmo assim, Jensen confirmou que revelará novidades após as Blackwell:

"Bem, posso anunciar que após as Blackwell, há outro chip. Estamos em um ritmo anual. Então, vocês podem contar com isso. Novas CPUs, novas GPUs, novas redes NIC, novos switches e vários chips estão chegando. E com tudo isso, a boa notícia é que tudo isso roda em CUDA".

A NVIDIA deve revelar mais sobre os seus planos no dia 2 de junho, quando apresenta uma conferência durante a Computex 2024.