Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova solução para SSDs permite velocidades de 26 GB/s e 64 TB de armazenamento

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Novembro de 2021 às 12h50

Link copiado!

Divulgação/OWC
Divulgação/OWC

É fato que as companhias especializadas em produtos voltados para armazenamento de dados conseguem aumentar o desempenho de SSDs a um ritmo impressionante. Porém, a OWC implementou uma solução que entrega níveis de performance mais altos que qualquer drive individual disponível no mercado.

O ACCELSIOR 8M2 PCIe não é um SSD unitário, mas sim um componente compatível com padrão PCIe x16 em que podem ser instalados até oito SSDs, com suporte para uma capacidade máxima de até 64 TB. As velocidades aferidas também são impressionantes, pois a companhia afirma que é possível chegar a até 26 GB/s de leitura/escrita sequencial por meio da interface PCIe Gen 4, mas também pode atingir 12 GB/s em PCIe Gen3, desempenho ainda superior a qualquer SSD instalado de forma isolada. A OWC aponta que a integração dos SSDs é simples e feita por software RAID, sem a necessidade da instalação de drivers adicionais.

Continua após a publicidade

Em termos práticos, a performance é capaz de permitir a reprodução de até 16 conteúdos ao mesmo tempo no Final Cut Pro X, em resolução 8K e codec Apple ProRes 444 — também é possível rodar oito vídeos em 12K nas mesmas condições, ou ainda 9 vídeos em 4K e 16bit EXR no editor DaVinci Resolve. Portanto, é uma capacidade acima das necessidades de praticamente qualquer usuário atual, e até por isso o produto é anunciado com o objetivo de ser "futureproof", ou seja, preparado para o futuro.

A OWC também aponta que a velocidade máxima foi alcançada por meio de testes feitos com SSDs da série Aura Pro (8x 2.0 TB), em uma placa-mãe Gigabyte Technology x570, com processador AMD Ryzen 9 3900 a 3,8 GHz e 16 GB de RAM, rodando o software Crystal Disk Mark 7.0.0 no Windows 10 — de acordo com a marca, caso qualquer uma dessas variáveis for alterada, os resultados finais poderão ser diferentes dos que foram divulgados.

Como o produto é compatível com as interfaces PCIe Gen 3 ou 4, é necessário utilizar uma plataforma AMD baseada em Zen 2 ou 3, ou componentes também mais recentes da Intel.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O ACCELSIOR 8M2 PCIe pode ser adquirido em muitas configurações pelo site da OWC: é possível comprar apenas o cartão de expansão sem nenhum drive de armazenamento por 799 dólares (cerca de R$ 4.390 em conversão direta), mas a variante máxima que inclui 64 TB de armazenamento (8 x 8 TB) é vendida por 12.999 dólares (R$ 71.427).

Fonte: ExtremeTech