Não vai rolar: TSMC desmente rumores de aliança estratégica com a Intel
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Diferentes rumores cercam a Intel apontando para uma busca por parcerias com o objetivo de sair da atual crise. A mais recente informação não-oficial diz respeito a uma possível parceria com a TSMC, maior fabricante de semicondutores do mundo e sua concorrente direta, algo que a própria gigante de Taiwan fez questão de desmentir.
-
Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
- Características mais importantes nos processadores Intel
O Taipei Times diz que a TSMC "não entrou em discussões com nenhuma empresa sobre potencial investimento ou parceria". O relato inicial veio do Wall Street Journal, dizendo que o Time Azul havia abordado a empresa taiwanesa para um possível investimento em suas capacidades de operações, ou mesmo uma parceria.
Intel tem atraído diferentes investidores
Mesmo vivendo seu pior momento, a Intel ainda é uma das gigantes da indústria de hardware. Desde o ano passado, diferentes rumores sobre potenciais compradores ou investidores surgiram, entre eles a TSMC. E não só ela, já que uma dessas informações não oficiais diziam que até mesmo a principal rival, AMD, deveria fazer algum tipo de investimento.
De qualquer forma, o fato é que a Intel tem ganhado novos investidores. Um deles, e na verdade o principal, é o próprio governo dos EUA que comprou 10% das ações da companhia norte-americana. A intenção do país é acelerar a fabricação de semicondutores no país para depender cada vez menos de Taiwan, algo visto ainda com a administração de Joe Biden, ex-presidente dos EUA.
Além disso, a Intel recebeu um investimento de US$ 2 bilhões do grupo japonês Softbank. Apesar de não ser um valor tão alto para os padrões da indústria de hardware, deve ajudar nesse momento pelo qual passa a Intel.
E, por último, a NVIDIA se juntou à Intel para o desenvolvimento de novas tecnologias. Pelo lado do Time Verde, será produzido chiplets de gráficos integrados RTX para os processadores Core Ultra, embora a indústria esteja meio cética quanto a essa parceria.
Pelo lado da Intel, CPUs x86 serão desenvolvidos para as plataformas de IA da NVIDIA. Essa parceria contempla ainda uma injeção de US$ 5 bilhões pela empresa liderada por Jensen Huang.
Veja mais do CTUP:
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i5?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i7?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i9?
Fonte: Taipei Times