Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

4 motivos para usar water cooler no computador

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Janeiro de 2024 às 18h30

Link copiado!

Cooler Master
Cooler Master

Cuidar do computador é importante e isso começa muito antes da montagem da máquina. Escolher um sistema de arrefecimento competente é sinônimo de confiabilidade e tranquilidade por muitos anos, e não há sistema de resfriamento mais potente do que um bom water cooler. Antes muito caros e inacessíveis, esses componentes já caíram na graça dos usuários e podem ser encontrados por preços mais competitivos.

O Canaltech listou quatro motivos para usar water cooler no computador e contou com a ajuda de Anderson Viana, gerente de marketing da Cooler Master, para entender as razões por trás dessa escolha.

4. Muito desempenho

Continua após a publicidade

Não tem como falar sobre water coolers sem entrar no mérito do desempenho. Por funcionarem com um líquido refrigerante e uma bomba de alta pressão, esses componentes têm uma capacidade elevada de retirar o calor do processador e levar até um radiador para que essa energia térmica possa ser dissipada. Dessa forma, o nível de resfriamento dos water coolers é bem mais alto em relação aos seus irmãos, os air coolers, que utilizam o ar para realizar esse processo.

Assim, as soluções de resfriamento líquido são indicadas para usuários que necessitam de um sistema mais robusto para aguentar os processadores mais exigentes, como as séries Intel Core i7 e i9 e os AMD Ryzen 7 e 9. Essas CPUs possuem um consumo de energia muito alto e, consequentemente, aquecem bastante. Hoje, o mais recomendado para modelos como esses é investir em water coolers de 360mm, que vão dar conta do recado, como aponta Anderson Viana:

"Quando a gente fala do segmento high-end, se o usuário quiser o melhor, eu acho que inevitavelmente ele vai ter que comprar um water cooler. É claro que se a gente passar para o segmento intermediário, eu vou ter o mesmo desempenho [com os air coolers] Mas para você ter desempenho máximo tem que ir no water cooler mesmo".
Continua após a publicidade

🛒Compre o water cooler Cooler Master PL360 Flux com desconto na Kabum!

3. Overclock

Se você ainda não se convenceu, outro motivo forte para usar um water cooler no PC é a propriedade dessa peça em lidar com cenários de uso extremos, como o overclock. O overclock é uma técnica que permite ao usuário aumentar as frequências de operação do processador para deixá-lo mais veloz e com maior desempenho. No entanto, quanto maior é a frequência, maior é o aquecimento, e isso leva as temperaturas da CPU às alturas. O nível de calor é tão alto que os entusiastas usam soluções de nitrogênio e hélio líquido.

Embora esse não seja o caso para a maioria dos usuários, é possível realizar um overclock mais básico e deixar a CPU um pouco mais rápida. Mesmo assim, aumentar poucos Mhz na frequência exige um water cooler potente para dissipar o calor e reduzir a temperatura, evitando o superaquecimento da peça. Inclusive, é comum ver water coolers customizados para esses processos. Eles são capazes de resfriar mais e dar um toque totalmente diferente no computador. 

Continua após a publicidade

2. Personalização

Os water coolers são sinônimo de boa estética — pelo menos para uma boa parcela dos jogadores. Essas peças são recheadas de luzes RGB e apetrechos que embora não deem mais FPS ou melhorem o arrefecimento, ajudam a criar um visual único nos computadores. Aliás, justamente os modelos com mais ventoinhas são os mais chamativos, já que grande parte desses componentes podem ser completamente customizado com efeitos, cores e estilos diferentes via software.

Além da coloração nas ventoinhas, muitos modelos a partir do segmento intermediário contam com personalização na própria bomba. Os usuários podem usar essa parte do hardware como um display para monitorar informações de temperatura ou apenas exibir imagens e padrões de cores para combinar com o restante do setup. 

Continua após a publicidade

1. Ocupa menos espaço no gabinete

Embora o processo de instalação de um water cooler seja discutível quanto à facilidade ou dificuldade, uma coisa é certa: esses componentes ocupam menos espaço dentro do gabinete. Isso acontece pelo fato da bomba ser bem pequena e a dupla de mangueiras ser fina e geralmente curta, deixando a parte mais avantajada para o radiador, grande em comprimento, mas fino na largura. Além disso, o radiador quase sempre fica escondido em um encaixe específico na parte frontal ou no topo, deixando apenas as ventoinhas aparecendo.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o gabinete tem mais espaço interno para que o fluxo de ar corra de maneira funcional no interior da máquina. Isso é importante para direcionar bem o ar quente em direção à parte traseira ou superior e evitar que haja um acúmulo de calor. Esse é um fenômeno propenso a acontecer nos air coolers, que são maiores e geralmente criam uma barreira física na circulação do ar, mesmo que também estejam puxando esse ar, mas podem atrapalhar no resfriamento de outras peças, como as placas de vídeo. 

"Quando a gente têm um air cooler, ele ocupa um espaço maior dentro do gabinete. Naturalmente você tem uma barreira para o fluxo de ar. Quando eu tenho uma bomba ali no water cooler, ela permite que esse ar circule mais rápido", complementa o especialista da Cooler Master

🛒Compre o water cooler Corsair H150 RGB 360mm em promoção na Kabum!

🛒Compre o water cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L com preço baixo na Kabum!