Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft quer otimizar Copilot+PCs para jogos com Prism e anti-cheat

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Junho de 2024 às 19h35

Link copiado!

Murilo Tunholi/Canaltech
Murilo Tunholi/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Os primeiros notebooks com Snapdragon X Elite focam em aspectos cotidianos, como longa duração de bateria, menos consumo energético, portabilidade, IA, etc. Quando o assunto são games, essas CPUs ainda têm um longo caminho para trilhar nos Copilot+PCs. E a Microsoft sabe disso: em publicação no seu blog oficial na terça-feira (18), a companhia garantiu que trabalha firme no software Prism e com empresas de anti-cheat para mudar o cenário.

Segundo a gigante de Redmond, o Prism é o grande trunfo dos Copilot+PCs para o público gamer. O software é uma tecnologia de emulação para plataformas Arm, tendo em visto que a maioria dos jogos é desenvolvida especificamente para arquiteturas x86 e x64. Por meio da emulação, é possível jogar até 1.400 títulos atualmente.

A Microsoft liberou um curto vídeo de Baldur's Gate 3 rodando via emulação em um sistema Arm com Windows 11. Sem mostrar especificações ou dados técnicos, o vídeo mostra o game rodando bem próximo aos 30 FPS, mas com quedas perceptíveis na taxa de quadros.

Continua após a publicidade

Vale salientar que o gameplay mostrado roda com auxílio da técnica de upscaling proprietária da Microsoft, o Auto SR (Automatic Super Resolution). A tecnologia é exclusiva de sistemas Arm e não tem previsão para ser lançada em outras arquiteturas.

Plataforma precisa amadurecer 

Além disso, a Microsoft disse estar trabalhando em conjunto com empresas de anti-cheat, como a BattlEye, Denuvo e Welbia. Mesmo com todo esses esforços, análises iniciais de veículos de tecnologia gringos apontam muita instabilidade para rodar games nos notebooks com os chips da Qualcomm, algo que deve ser recorrente nesse início de lançamento, visto que essa é uma investida muito recente e precisa amadurecer.