Publicidade

Microsoft promete jogos rodando lisos e carregando na hora em 2026; veja mais

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Microsoft/Divulgação
Microsoft/Divulgação

Em uma publicação oficial onde a Microsoft lembra as conquistas na divisão gaming para Windows em 2025, a dona do Xbox apresenta o que está preparando para os PC gamers em 2026. Novidades como a experiência mobile de software trazida pelo ROG Xbox Ally, melhorias em shaders de jogos e mais performance estão entre elas, garantido que seu sistema operacional seja o melhor para os games.

Antes exclusiva de consoles portáteis como o ROG Xbox Ally e Legion Go, a interface navegável por controle chegará em breve a todos os desktops e notebooks, permitindo que qualquer jogador transforme seu computador em uma estação de jogos intuitiva e livre de distrações. No momento, a funcionalidade está disponível em preview e ainda não existe data para que todos tenham acesso.

Melhor carregamento de shader e upscalig com IA

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As novidades vão muito além da interface. Atacando uma das maiores frustrações dos jogadores de PC, a Microsoft anunciou melhorias na tecnologia Advanced Shader Delivery. A promessa é reduzir os tempos de carregamento — em até 95% em títulos selecionados — e eliminar os famosos "engasgos" (stutters) que acontecem na primeira execução dos jogos.

"Dezenas de títulos no aplicativo Xbox para PC agora são compatíveis com ASD, e mais estão a caminho, graças à colaboração entre a AMD e a Microsoft", disse a Microsoft em seu blog.

Para completar o pacote de inovações, a inteligência artificial ganha protagonismo com a chegada do Auto Super Resolution (Auto SR, ainda em preview) aos processadores AMD Ryzen AI do ROG Xbox Ally no início de 2026, prometendo mais quadros por segundo sem exigir esforço extra dos desenvolvedores. O recurso já estava disponível para PCs com CPUs ARM.

Ao mesmo tempo, a arquitetura Arm consolida-se como uma plataforma viável para jogos hardcore, recebendo suporte nativo para os principais sistemas anticheat do mercado.

"Estamos empenhados em tornar o Windows o melhor lugar para jogar e continuaremos a aperfeiçoar os comportamentos do sistema que mais importam para os jogos: gerenciamento da carga de trabalho em segundo plano, melhorias de energia e programação, otimizações do stack gráfico e drivers atualizados", adiciona a Microsoft.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft