Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova memória RAM facilita brutalmente upgrade em notebooks

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Maio de 2024 às 13h05

Link copiado!

iFixit / Reprodução
iFixit / Reprodução

Começam a surgir os primeiros notebooks com o novo padrão de memória RAM de baixo consumo LPCAMM2, apresentados pela Micron. Os módulos de baixíssimo consumo substituem os tradicionais LPDDR, que precisam ser soldados à placa-mãe, por pentes encaixados e parafusados, tornando o upgrade desses componentes não apenas viável, como seguro para usuários domésticos.

Até então, a substituição das memórias em caso de danos ou para eventuais upgrades envolvia um processo complexo e delicado de desfazer a solda do componente e refazê-la com os novos módulos. 

Além disso, diferente dos pentes SODIMM, memórias LPDDR não são vendidas para o mercado consumidor, apenas para montadoras e empresas autorizadas de reparo e assistência técnica.

Continua após a publicidade

Upgrade simplificado, mas sem previsão de lançamento

O canal iFixIt teve acesso a uma workstation Thinkpad P1 da nova geração, primeiro notebook desenvolvido pela Lenovo em parceria com a Micron que utiliza as novas memórias LPCAMM2, e demonstrou o processo de substituição dos pentes. 

Na prática, eles se assemelham muito ao padrão de encaixe de CPUs para desktop, com pinos no lado oposto da PCB onde os chips NAND ficam alocados. Para a troca, basta desparafusar e remover os módulos originais, encaixar os novos e parafusá-los novamente.

Apesar de ainda ser mais complexo do que a troca de pentes SODIMM, ainda se trata de um processo que qualquer usuário doméstico pode realizar em casa, sem precisar recorrer a uma assistência técnica. No entanto, a Micron não confirmou quando os módulos LPCAMM2 serão lançados oficialmente no mercado, ou faixa de preço do novo componente.