Publicidade

MediaTek e Intel consolidam parceria e lançam modem 5G para notebooks

Por| 06 de Agosto de 2020 às 12h11

Link copiado!

Divulgação/Mediatek
Divulgação/Mediatek

A parceria entre Intel e MediaTek começa a dar seus primeiros resultados práticos. As empresas lançaram seu primeiro modem 5G para notebooks. Batizado de T700 5G, o componente vem com o selo da MediaTek, mas que tem participação direta da Intel, já que será compatível com todos os notebooks que tiverem processadores da empresa.

Segundo a Intel, sua participação na confecção desse dispositivo foi na integração, validação e desenvolvimento de otimizações da plataforma desse chip. Além disso, a gigante dos processadores irá fornecer assistência total aos parceiros OEM. Esse trabalho, aliás, vai ao encontro das últimas decisões da Intel, que optou por não fazer mais seus próprios chips de conexão.

O modem T700 da MediaTek suporta a tecnologia Sub-6 5G, e a empresa afirmou ter testado chamadas independentes 5G que não dependem de uma rede 4G LTE. Ao mesmo tempo, no entanto, o componente também suporta redes Sub-6 5G que ainda dependem de um backup de rede 4G. A MediaTek também prometeu uma maior eficiência energética com o uso dos dados em 5G no notebook, ou seja, a bateria não se esgotará rapidamente.

Continua após a publicidade

Esse lançamento da MediaTek e da Intel chega em boa hora, afinal os notebooks 5G existentes no mercado, como o Dell Latitude 9510 2-in1, HP Elite Dragonfly G2 e o Lenovo Flex 5G utilizam modems da Qualcomm, que saiu na frente nessa disputa. Com os próximos computadores Intel já suportando o modem da MediaTek, a briga pode esquentar.

Fonte: Engadget