Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek anuncia Kompanio 1380 para Chromebooks de alto desempenho

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Janeiro de 2022 às 12h00

Link copiado!

MediaTek
MediaTek
Tudo sobre MediaTek

A MediaTek anunciou nesta semana o Kompanio 1380, mais novo chipset da companhia dedicado a Chromebooks de alto desempenho. Apesar de não trazer os núcleos mais recentes da ARM, a plataforma entrega uma combinação potente, além de oferecer recursos avançado de conectividade, IA e consumo de mídia, com destaques como suporte a telas 4K e barramento PCIe 3.0.

Kompanio 1380 traz alto desempenho a Chromebooks

Posicionado entre o 1200 e o 1300T, o Kompanio 1380 chega ao mercado equipado com CPU de 8 núcleos fabricados no processo de 6 nm da TSMC, sendo 4 Cortex-A78 de alto desempenho rodando a 3,0 GHz, e 4 Cortex-A55 de baixo consumo operando a até 2,0 GHz. Para gráficos, a solução traz GPU Mali-G57 MP5, mesma do Dimensity 820, presente em celulares como o Redmi 10X 5G.

Continua após a publicidade

O novo Kompanio suporta até 16 GB de RAM LPDDR4X a 2.133 MT/s e emprega ainda a chamada APU 3.0, chip complementar de múltiplos núcleos dedicado a processar Inteligência Artificial, com aplicações para fotos, vídeos, chamadas de voz, otimizações de bateria e outras funcionalidades. O componente atinge os 4 TOPs (Trilhões de Operações por Segundo) de poder computacional, sendo "8 vezes mais potente que chips mainstream para Chromebooks".

Outro destaque é o Processador de Sinal Digital (DSP), que habilita reconhecimento de comandos de voz contínuo com promessa de baixo consumo, além de suportar conjuntos de câmeras em combinações de até 16 MP + 16 MP, tirando proveito do alto poder de processamento de IA para turbinar a qualidade de imagem, especialmente durante videochamadas.

Reprodução de mídia é um dos focos

Continua após a publicidade

A nova plataforma da MediaTek dedica muitos recursos a consumo de conteúdo, sendo compatível com até três displays independentes no total, com opções de conexão de duas telas externas com resolução 4K a 60 Hz, ou duas telas 2,5K a 120 Hz. Há ainda suporte a áudio surround em 7.1 canais, além de reprodução de mídia em até 4K com HDR.

Seguindo os investimentos da gigante vistos em outros chipsets, o Kompanio 1380 tem hardware dedicado para mídia em codec AV1, recurso ausente em concorrentes como os Snapdragon. A solução foi desenvolvida por um grupo das principais empresas de tecnologia, incluindo nomes como Apple e Google, tendo como destaques a maior eficiência e o uso de código aberto, evitando o pagamento de royalties.

Conexões avançadas chamam atenção

O lançamento traz ainda uma variedade ampla de conexões, incluindo algumas opções interessantes, que prometem turbinar a velocidade de operação dos Chromebooks. Além de Bluetooth 5.0, o novo Kompanio suporta redes Wi-Fi 6, visando oferecer altas taxas de transferência com baixa latência, e conta com USB 3.2 Gen 1, para envio de dados a até 5 Gbps.

Continua após a publicidade

O destaque aqui vai para a presença de barramento PCIe 3.0, permitindo a expansão com periféricos mais encorpados, incluindo armazenamento SSD NVMe de alta velocidade, como alternativa a memórias eMMC e UFS 3.1. O Kompanio 1380 deve fazer sua estreia no Chromeboook Spin 513 2022, da Acer, previto para chegar ao mercado em abril deste ano.

Fonte: MediaTek, XDA Developers