Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Marcas de celulares querem produção de chips fora de Taiwan, diz CEO da MediaTek

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Novembro de 2022 às 13h14

Link copiado!

Divulgação/TSMC
Divulgação/TSMC
Tudo sobre TSMC

A crescente tensão entre Estados Unidos, China e Taiwan deve afetar a produção de semicondutores no futuro. Em entrevista concedida ao portal Channel News Asia, o CEO da MediaTek Rick Tsai afirmou que algumas marcas de celulares já desejam a mudança nos locais em que estes componentes são fabricados:

“Empresas muito grandes vão exigir que suas fornecedoras de chips tenham múltiplas fontes, de Taiwan, Estados Unidos, Alemanha ou outros locais da Europa.”

O executivo ainda afirmou que, neste caso, as empresas precisariam “se virar” para encontrar múltiplas fontes que produzam os mesmos tipos de chips, se o modelo de negócio garantir a viabilidade disso.

Continua após a publicidade

Atualmente, a maior fabricante de chips do planeta tem bases sólidas em Taiwan: a TSMC é responsável por entregar os chips mais modernos da MediaTek, além da Qualcomm e outras marcas.

Porém, alguns componentes mais antigos da MediaTek são feitos pela GlobalFoundries, que tem plantas nos Estados Unidos e Cingapura. Enquanto isso, a Samsung mantém fábricas na Coreia do Sul, China, América do Norte e mais.

Mesmo assim, nenhuma das empresas tem grande parte de suas produções fora de Taiwan — estima-se que cerca de 65% dos chips do planeta sejam feitos por lá, e 90% daqueles considerados de maior complexidade tecnológica.

Continua após a publicidade

Rumores apontam que a TSMC pode levar a sua produção de chips de 3 nm para os Estados Unidos, com foco principal em componentes para dispositivos da Apple. Enquanto isso, a Intel também investe em plantas na Alemanha, Irlanda e EUA, para diversificar suas fontes.

Fonte: Channel News Asia