Publicidade

Mais uma vítima da IA: Valve adia e encarece o Steam Machine

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Valve
Divulgação/Valve

Ao revelar o Steam Machine em novembro de 2025, a Valve tinha dito que o lançamento aconteceria no começo de 2026. Até mesmo a AMD, que equipará o mini PC, corroborou com essa informação recentemente, mas acontece que esse não será mais o caso. A crise de DRAM fez mais uma vítima e a dona da maior plataforma de games de PC teve que adiar e encarecer seu novo produto.

Em uma publicação no Steam, a Valve responde a algumas perguntas, entre elas sobre preço e lançamento do Steam Machine e dos outros produtos anunciados junto do mini PC. Sobre o assunto, a empresa disse:

"Quando anunciamos esses produtos em novembro, o nosso plano era de anunciar os preços e datas de lançamento no início de 2026 (ou seja, agora). Mas a escassez de memória e armazenamento que está afetando todo o setor, sobre a qual você já deve ter ouvido falar, se intensificou rapidamente desde então. A disponibilidade limitada e os preços cada vez maiores desses componentes essenciais nos levaram a rever os nossos planos de preços e lançamento (especialmente os da Steam Machine e do Steam Frame)".
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Steam Machine sem RAM e SSD seria uma opção

A Valve segue dizendo que sua "meta de lançar todos os três produtos no primeiro semestre do ano permanece inalterada". Ou seja, o Steam Machine não chega mais no começo de 2026, mas até o fim de junho, baseado no que foi dito agora. Provavelmente, o novo Steam Controller deve chegar primeiro por não depender dos chips afetados pela crise. Além disso, é muito provável que o preço suba (embora o valor inicial nunca tenha sido revelado), já que está mais caro assegurar memória RAM atualmente.

Existem rumores dizendo que a Valve até poderia lançar uma versão sem memória RAM e armazenamento, deixando isso nas mãos dos usuários. Considerando que alguém tenha pentes de memória DDR5 e algum SSD NVMe sobrando, seria possível completar a configuração e gastar menos no mini PC.

O Steam Machine será equipado com um processador AMD Zen 4 de 6 núcleos e 12 threads personalizado, algo próximo de um Ryzen 5 7600. A GPU será um modelo RDNA 3 com 28 unidades computacionais, basicamente uma Radeon RX 7600 mobile.

Veja mais do CTUP:

Fonte: Steam