Publicidade

Lunar Lake | Novas CPUs da Intel serão lançadas em setembro

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

A segunda geração da linha de processadores Intel Core Ultra, também conhecida como Lunar Lake, já tem data para ser lançada. Nesta terça-feira (30), a companhia confirmou que os processadores chegarão no dia 3 de setembro para equipar, principalmente, notebooks leves e finos.

Os Lunar Lake serão apresentados oficialmente durante a IFA 2024, uma das principais feiras de tecnologia do mundo que acontece anualmente em Berlim, na Alemanha.

Embora a apresentação seja fechada à imprensa e fabricantes, ela será transmitida online no site oficial da Intel. A ideia é que também sejam mostrados os primeiros notebooks equipados com os Core Ultra Lunar Lake.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Novidades dos Intel Lunar Lake

Também conhecidos como Core Ultra 200V, os novos processadores Lunar Lake trarão arquitetura renovada, com diferenças importantes em relação ao que vimos nos Meteor Lake.

O componente é formado por três chiplets combinados em um SoC e uma GPU em um só tile. Os tiles de computação e de controle são feitos pela TSMC, enquanto o tile base, que serve como um hub de comunicação, é o único fabricado pela própria Intel. Graças à natureza desagregada do chip, o Time Azul diz ter conseguido reduzir o consumo em 40% em relação aos Meteor Lake.

Os novos processadores Lunar Lake também estrearão os novos núcleos de desempenho Lion Cove, que trazem mudanças profundas de design e de funcionamento. Os núcleos de eficiência Skymont também passaram por uma reformulação crítica para solucionar problemas de execução que vinham se perpetuando desde a arquitetura Tremont e agora substituem os LP E-Cores dos Meteor Lake.

Graças a essas alterações, a Intel fala em ganho médio de 14% em IPC, e entre 10% e 18% mais desempenho com o mesmo consumo energético em relação aos Meteor Lake da geração passada. No single-thread, o salto está na casa dos 68%.

Serão até 4 núcleos de eficiência e quatro de performance nos Core Ultra 200V, totalizando 8 núcleos e 8 threads. Os números parecem baixos, mas a explicação é que eles não têm suporte ao hyper-threading. Ainda assim, a Intel garante que os P-Cores entregam 50% mais desempenho, ao passo que os E-Cores consome até 80% menos energia.

Gráficos integrados mais poderosos

Continua após a publicidade

Outra adição importante aos Core Ultra Lunar Lake são os gráficos integrados Battlemage, baseados na arquitetura Xe2 da Intel.

Com mais cache disponível, mais unidades de ray tracing e novos núcleos XMX para processar IA, os novos gráficos integrados conseguem entregar até 50% mais performance que a iGPU dos Meteor Lake.

Os núcleos Xe de 2ª geração também desempenha papel fundamental nesse salto geracional. Prova disso é que o Lunar Lake topo de linha virá com 8 núcleos Xe2 — mesma quantidade da iGPU presente no topo de linha dos Meter Lake.

Continua após a publicidade

Mais poder de fogo para IA

Os novos procesadores Core Ultra 200V Lunar Lake também trarão um salto considerável em termos de processamento para IA. Eles virão equipados com a quarta geração de NPU da Intel, que promete desempenho de 48 TOPS a 120 TOPS com o auxílio dos novos núcleos de eficiência e desempenho e da nova iGPU Battlemage.

Com isso, a Intel quer fazer frente aos novos Ryzen AI 300 da AMD, que entregam até 50 TOPS de performance em IA, aquecendo a disputa por esse novo segmento do mercado.

Mais detalhes deverão surgir durante a apresentação oficial dos Intel Core Ultra 200V Lunar Lake na IFA 2024, mais especificamente no dia 3 de setembro.