Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel XeSS 1.3 traz novos modos de upscaling e mais desempenho

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Abril de 2024 às 17h57

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

A Intel anunciou novidades para a sua tecnologia de upscaling em games, o XeSS. O recurso agora conta com um novo treinamento de IA para melhorar a qualidade das imagens e aumentar o nível de taxa de quadros quando aplicado, além de oferecer três novos modos de renderização. Um deles, inclusive, é voltado apenas para a aplicação de antisserrilhado.

O XeSS 1.3 é a maior atualização da tecnologiadesde que foi anunciada em 2021. Agora, o upscaling trabalha com novos algoritmos, que tiveram mais treinamento e, segundo a Intel, levarão mais desempenho aos jogadores. Vale lembrar que além do quesito FPS, essas mudanças também significam que os games devem ganhar melhorias no antisserrilhado geral, redução de ghosting, efeito de flickering e mais estabilidade temporal.

No quesito performance, o time azul informa que o XeSS 1.3 tem um ganho médio de 10% na taxa de quadros quando testado em uma Intel Arc A750 em 1440p e qualidade máxima. Certos jogos, como Diablo IV, batem quase 30% de diferença. Por outro lado, os gráficos integrados do processador Intel Core Ultra 7 155H conseguem um salto menor, de 8%, quando em Full HD e qualidade média.

Continua após a publicidade

Novos modos de renderização

A empresa também adicionou três novos modos de upscaling. O primeiro é o Ultra Performance, focado no aumento de resolução máximo que deve gerar mais desempenho, mas comprometendo a qualidade de imagem. O segundo fica com o Ultra Qualidade Plus, que prioriza o visual e oferece poucos frames. Já o terceiro é o Native Anti-Aliasing, que mantém a resolução nativa e aplica um filtro de antisserrilhado.

Um dos anúncios mais importantes do novo Intel XeSS diz respeito ao método de escala de resolução utilizado. A companhia fez mudanças no escalonamento e isso irá impactar tanto na qualidade de imagem, quanto no nível de desempenho gerado pelo upscaling.

Modos de uso do Intel XeSS 1.3
ModoVersão 1.2Versão 1.3 (Atual)
Native Anti-AliasingNão existeResolução Nativa
Ultra Qualidade PlusNão existe1.3x
Ultra Qualidade1.3x1.5x
Qualidade1.5x1.7x
Balanceado1.7x2.0x
Performance2.0x2.3x
Ultra PerformanceNão existe3.0x

O Intel XeSS 1.3 já está disponível para desenvolvedores aplicarem em seus games e a expectativa é que vejamos mais dessa tecnologia em breve.