Publicidade

Intel Xeon Clearwater Forest pode ter 288 núcleos, diz rumor

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Um novo rumor sugere que os Intel Xeon Clearwater Forest, segunda geração Xeon apenas com núcleos de eficiência (E-cores), podem trazer até 288 núcleos. Os novos processadores vão contar com arquitetura Crestmont, que será introduzida com os Meteor Lake, oferecendo mais instruções por ciclo (IPC) e cache L3 consideravelmente maior.

É importante lembrar que as CPUs Sierra Forests, primeira geração apenas com E-cores, só chegam ao mercado em 2024. Sendo assim, mesmo que o rumor seja real, muitos detalhes sobre os Xeon Clearwater Forest podem mudar até seu lançamento, previsto para 2025.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Escalabilidade em diferentes camadas

Por contar com litografia Intel 3, os Sierra Forest conseguem acomodar de dois a três chiplets de 144 núcleos no die da CPU. Teoricamente, isto permitiria que a primeira geração de processadores Xeon baseados em E-core acomodasse até 432 núcleos em um CPU single-socket.

Durante o Intel InnovatiON 2023, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, apresentou um protótipo dos Sierra Forest com 288 núcleos-E. Dessa forma, não é exatamente uma surpresa assumir que os Xeon Clearwater Forest, com arquitetura Crestmont e litografia Intel 18A (1,8 nm), tragam essa mesma contagem extrema.

No entanto, isso nem de longe reflete o potencial computacional da próxima geração, uma vez que a escalabilidade de desempenho vem sendo segmentada em diferentes camadas. A litografia reduzida dos chiplets com núcleos libera mais área no SoC para embarcar memórias cache L3 e L2.

Por si só, este fator já permite alocar mais instruções por ciclo, desconsiderando outras evoluções na tecnologia dos processadores. O incremento no número de IPCs, por menor que seja, já possibilita saltos exponenciais de capacidade de processamento em CPUs com mesma frequência e contagem de núcleos.

Com isso, é possível esperar uma escalabilidade em cascata para as próximas gerações de CPUs para servidores. Essa abordagem de otimização segmentada ainda garante mais versatilidade de dimensionamento, uma vez que é possível ajustar componentes diferentes para tarefas diferentes.

Continua após a publicidade

🛒Compre processadores Intel Core com o melhor preço!

🛒Compre placas de vídeo gamer Intel Arc com o melhor preço!