Intel revela novos processadores Xeon com arquitetura modular
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
Nesta semana, a Intel revelou a quinta geração de processadores Intel Xeon para servidores durante a conferência Hot Chips. O principal destaque das novas CPUs é trazer dois modelos, com núcleos de desempenho ou eficiência, para atender diferentes demandas do mercado de servidores.
- IBM PCJr | Como é o servidor que está ativo há 23 anos
- Intel quer colocar IA em todos os seus produtos em breve
Outro diferencial importante dos novos Xeon é a utilização do SoC (System-on-Chip) modular Intel Agilex 9. Com isso, a Intel aumenta a escalabilidade dos processadores, além de ampliar a capacidade de atender uma variedade maior de produtos.
Desempenho até 3 vezes superior
Os Xeon com núcleos-E de eficiência (Sierra Forest) são adaptados para cargas de trabalho escaláveis e alto volume de dados, com consumo energético otimizado. Associados a sistemas modernos de instrução, o resultado é 2,5 vezes mais densidade de processamento e 2,4 vezes mais desempenho com um projeto térmico de 200W.
Já os processadores equipados com núcleos-P (Granite Rapids) oferecem o melhor preço para operações que se beneficiam de frequências mais altas. Com foco em processamento intenso e IA, os novos Xeon conseguem entregar até 3 vezes mais desempenho nessas tarefas. Segundo a Intel, isso faz deles a melhor opção, até então, para cargas de trabalho de Inteligência Artificial.
A nova tecnologia Intel Flat Memory permite o gerenciamento e movimentação de dados entre as memórias DDR5 e CXL, dando aos softwares acesso à capacidade total de memória.
Conforme o mapa de lançamentos da Intel, os Xeon com núcleos E estão previstos para chegar ao mercado ainda em 2023, em algum momento do terceiro trimestre. Já os modelos com núcleos P estão previstos para a primeira metade de 2024.