Intel revelará CPUs Panther Lake e novos Xeon na Tech Tour 2025 em outubro
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Existe uma grande expectativa sobre a nova litografia 18A da Intel, que fará sua estreia nos processadores mobile Panther Lake e nos novos Xeon, principalmente nesse momento pelo qual passa a empresa. E, ao que tudo indica, não precisaremos esperar mais tanto para saber sobre essas novidades, já que elas devem ser reveladas no dia 9 de outubro durante o Intel Tech Tour 2025.
- Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
- Características mais importantes nos processadores Intel
A informação não é uma confirmação oficial, mas diferentes jornalistas e produtores de conteúdo tiveram a chance de visitar a Fab 52 da Intel no estado norte-americano do Arizona. Lá, segundo diferentes pessoas, todos puderam dar uma olhada nos novos processadores para notebooks e a próxima geração de Xeon, codinome Clear Forest, embora a Intel não tenha permitido a divulgação de qualquer detalhe.
Intel Tech Tour tem sido palco para novas CPUs mobile
As duas últimas edições do Intel Tech Tour revelaram as gerações mais recentes de CPUs mobile do Time Azul: Meteor Lake em 2023 e Lunar Lake em 2024. Então esperar pelos Panther Lake no evento desse ano é algo previsível, principalmente com alguns criadores de conteúdo afirmando que viram algo relacionado a algo dessa série de processadores.
A estreia desses chips marca a chegada da inovadora litografia 18A da Intel, que pode chegar antes dos 2 nm da TSMC. Diferentes rumores já disseram que a empresa enfrenta certas dificuldades em relação ao desenvolvimento dessa tecnologia, embora a própria Intel já tenha afirmado algumas vezes que tudo vai de acordo com os planos.
Além dessa novidade, é esperado que os processadores Panther Lake cheguem com a nova arquitetura gráfica Celestial (Xe3), que depois deve equipar as placas de vídeo Arc de nova geração, se a Intel não desistir desse segmento. Com essa iGPU, é esperado que o Time Azul bata de frente contra a rival AMD e sua liderança em gráficos integrados.
Veja mais do CTUP:
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i5?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i7?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i9?