Intel prepara nova GPU de IA de baixo consumo para 2026
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A Intel tem tido dificuldades para encontrar seu lugar no mercado de chips de IA com o quase monopólio da NVIDIA, além das soluções da AMD chamando mais atenção. Isso fez com que eles repensassem suas estratégias para o segmento, passando o foco para as GPUs Gaudi "Jaguar Shores" de próxima geração e uma outra ainda não anunciada com foco em eficiência para data centers.
- Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
- Características mais importantes nos processadores Intel
As informações vêm de uma fonte do portal CRN familiarizada com os planos da Intel. Além das GPUs Jaguar Shores, a empresa planeja lançar um "design de GPU com requisitos de baixa energia para data centers". Essa nova série pode chegar em algum momento do próximo ano, mas nenhuma janela de lançamento específica foi especulada.
Nova GPU eficiente para IA pode usar arquitetura Battlemage
Essa nova abordagem sugere uma estratégia de duas frentes para o mercado de IA. Enquanto a linha Gaudi Jaguar Shores será a solução de alto desempenho, focada em tarefas pesadas de treinamento de IA vendida em soluções de larga escala, esta nova GPU de baixo consumo seria direcionada para cargas de trabalho de inferência.
Ainda não há detalhes oficiais sobre a nova GPU, mas acredita-se que ela possa ser baseada na arquitetura Battlemage (a mesma da atual geração de placas de vídeo Arc para games) e voltada para o mercado de Edge AI.
Essa é só mais uma frente em que a Intel está tendo que repensar as abordagens para ter mais força e buscar parcerias. Além do mercado de IA para data centers, a empresa ainda se esforça para encontrar seu lugar em placas de vídeo para games, e até em processadores x86, que sempre foi um mercado em que ela dominou desde o início e tem perdido espaço para a rival AMD nos últimos anos.
Veja mais do CTUP:
-
Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i5?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i7?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i9?
Fonte: CRN