Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel enfatiza parceria com a Dell para a 13ª geração e projetos sociais

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Outubro de 2022 às 08h00

Link copiado!

Alienware
Alienware
Tudo sobre Intel

Além da família Arc, a participação da Intel na BGS 2022 envolveu ainda parcerias com outras gigantes do mercado de tecnologia, como a Dell, que anunciou durante a feira a chegada do Alienware Aurora R15 — primeiro desktop pré-montado da marca premium da companhia no Brasil, e o primeiro do país a vir embarcado com a 13ª geração Raptor Lake.

O Canaltech teve a oportunidade de conversar com o líder global de vendas da Intel e responsável direto pela colaboração com a Dell, Nick Day, e com a líder de Diversidade e Inclusão e gerente de vendas da Intel Brasil, Roberta Knijnik, para discutir um pouco mais sobre a 13ª geração e sua disponibilidade no Brasil, os designs que a Dell está preparando com a família estreante de processadores e a colaboração das duas empresas em projetos sociais pelo mundo.

Intel de 13ª geração e projetos da Dell

Continua após a publicidade

Anunciados no final de setembro, os processadores Intel Core de 13ª geração, de codinome Raptor Lake, foram desenvolvidos sobre a fundação criada com a chegada da 12ª geração Alder Lake, aprimorando a arquitetura híbrida da Intel.

Além de estrear um novo núcleo P-Core de alto desempenho, o Raptor Cove, a família aumentou significativamente a contagem dos núcleos E-Core de alta eficiência e turbinou os clocks dos modelos, prometendo oferecer até 15% mais desempenho em single-core, e até 41% em multi-core.

Perguntados sobre os destaques dos novos chips, o líder global de vendas da Intel enfatiza como esses componentes trazem muito mais desempenho e eficiência energética, e colaboram para que a companhia e suas parceiras fortaleçam o ecossistema da linha Core.

Continua após a publicidade
[Com a 13 geração] basicamente [oferecemos mais] performance, continuamos a construir a Lei de Moore [previsão criada por Gordon Moore, co-fundador e primeiro CEO da Intel, que dita que os chips dobrarão a densidade de transistores a cada dois anos] e trazer produtos mais rápidos e eficientes ao mercado, que vão ajudar a fortalecer nosso ecossistema. — Nick Day, líder global de vendas da Intel

Pouco depois da estreia da 13ª geração, a Dell revelou o Alienware Aurora R15, um dos primeiros desktops pré-montados a contar com os novos processadores. A máquina chama bastante atenção não apenas pelo design chamativo característico da Alienware, como também pela presença de outros componentes premium, incluindo GPU GeForce RTX 4090, mais nova placa de vídeo entusiasta da Nvidia baseada na microarquitetura Ada Lovelace.

Questionados sobre se houve algum trabalho conjunto entre Intel e Dell para otimizar o desempenho do Aurora R15, Nick revelou não ter informações para discutir detalhes mais específicos, mas destacou a força que há na parceria entre as duas companhias.

[...] O que eu posso dizer é que Intel e Dell colaboram muito próximas, desde a concepção do produto, passando pelo desenvolvimento do produto e chegando à fabricação, então não posso comentar especificamente sobre esse produto [o Aurora R15], mas em geral, a colaboração entre as duas companhias é muito próxima. — Nick Day, líder global de vendas da Intel
Continua após a publicidade

Complementando a resposta do executivo, Roberta destaca como essa colaboração é muito sólida, característica nem sempre garantida no mercado, a ponto de, muitas vezes, a Dell ser a primeira fabricante a utilizar novos produtos Intel, e indica que devemos ver essa forte integração atuar também com a 13ª geração de processadores.

De fato, em 7 de outubro, um dia após a entrevista, a Dell confirmou que trará o Aurora R15 ao Brasil — trata-se do primeiro desktop da Alienware a estrear no país, com a vantagem de ser produzido nacionalmente, o que deve reduzir custos de fabricação e encurtar drasticamente os prazos de entrega, e o primeiro modelo a chegar ao mercado nacional com a linha Intel Raptor Lake.

Perguntados sobre quando podemos esperar ver designs munidos da 13ª geração no Brasil, Roberta confirma que os lançamentos devem estar amplamente disponíveis a partir do início de 2023. Vale destacar que os processadores Intel Raptor Lake vendidos separadamente, para o mercado "DIY" (Do It Yourself, em que o próprio usuário monta o desktop), já estão em pré-venda nas principais varejistas brasileiras de hardware, com entregas a partir de 20 de outubro.

Continua após a publicidade

Designs da Dell com Intel Arc

Durante os eventos em que trouxe novidades da família Intel Arc — as primeiras placas de vídeo dedicadas para games da marca —, a Intel revelou que diversas fabricantes parceiras trabalhavam em desktops e notebooks munidos das soluções gráficas da gigante. A Dell era uma dessas parceiras, não apenas com dispositivos da linha Dell Gaming, como também da Alienware, tida como a marca de elite da gigante.

Questionados então sobre eventuais designs da Dell munidos de placas de vídeo da família Intel Arc, Nick reforça não poder comentar mais especificamente sobre os projetos, mas voltou a destacar como as duas companhias trabalham com forte integração, seja em relação aos processadores ou às GPUs. Roberta complementou a resposta ao citar a fábrica da Dell no Brasil, uma das únicas do mundo com produção local, e como isso também deve se estender para a linha Arc por aqui.

Continua após a publicidade
[O Brasil] é um mercado onde eles [a Dell] têm uma manufatura local, [...] eles têm uma fábrica no Brasil para produzir para o mercado do Brasil. A gente vê isso em pouquíssimas regiões do mundo. E aí, com isso, a gente acaba conseguindo trazer, e tem obviamente um estudo de mercado pra entender o que de toda essa tecnologia faz sentido pro nosso mercado no Brasil, como por exemplo o Alienware. Juntos, Dell e Intel lançaram nesse ano a fabricação local de Alienware, [...] e muito possivelmente, com [a linha Intel] Arc, a gente vai ter algo muito parecido. — Roberta Knijnik, gerente de vendas da Intel Brasil

Roberta faz ainda um "teaser" indicando que veremos algumas novidades de peso para o mercado brasileiro possivelmente na metade de 2023, mas manteve o sigilo considerando que essas novidades ainda seguem em desenvolvimento.

Parceria Intel e Dell em projetos sociais

A forte colaboração entre Intel e Dell também se estende para projetos socioambientais, que colaboram para as metas das gigantes de reduzir impactos no meio ambiente e tornar a tecnologia mais acessível. Ao serem solicitados para comentar um pouco sobre alguns desses projetos, Roberta e Nick destacam 4 iniciativas recentes de forte expressão não apenas a nível global, como também nacional, com forte presença no Brasil.

Continua após a publicidade
[...] quando a gente fala da parceria [entre Intel e Dell], é muito além de um negócio, é muito além de quantos computadores a gente está vendendo, é o que a gente está entregando para a sociedade como parceiros, dentro desse ecossistema [...]. — Roberta Knijnik, gerente de vendas da Intel Brasil

O primeiro deles é o Dell Technologies Solar Hub, iniciativa desenvolvida em parceria com a Intel que visa levar tecnologia a populações que vivem em áreas remotas, possibilitando que serviços essenciais como saúde, educação e capacitação profissional atinjam esses públicos, sem deixar de lado o oferecimento de uma infraestrutura sustentável. No Brasil, o projeto estreou em março de 2022, atendendo à população ribeirinha e indígena da comunidade de Boa Esperança, na Amazônia.

Já o Instituto da Oportunidade Social (IOS) busca fornecer suporte para que jovens e pessoas com deficiência tenham oportunidade no mercado de trabalho, oferecendo cursos profissionalizantes e recursos tecnológicos. Outra iniciativa de destaque apoiada pelas duas gigantes, disponível apenas no Reino Unido no momento, é o I Will Always Be Me (Eu sempre serei eu mesmo, em tradução livre).

Continua após a publicidade

Em um trabalho conjunto com a Rolls Royce e a Associação de Doenças do Neurônio Motor, Intel e Dell desenvolveram um banco de sons diferenciado, que busca preservar melhor a voz dos pacientes participantes do projeto — sem uma cura conhecida, as Doenças do Neurônio Motor afetam os movimentos e levam 80% dos pacientes a perderem a voz. O segredo está na leitura de um livro escrito especialmente para esse intuito, que leva os beneficiados a expressarem emoções, em vez de ler frases de maneira tradicional.

Além de gerente de vendas da Intel Brasil, Roberta também é a líder da América Latina para iniciativas de equidade de gênero, e fechou a lista de destaques com o projeto em que a companhia igualou o salário de homens e mulheres que possuem os mesmos cargos globalmente. Para garantir que a igualdade seja mantida, uma análise é periodicamente feita e ajustes são realizados caso necessário.

Características e desafios do mercado brasileiro

Nick Day vive no Reino Unido, mas com um cargo global, tem contato com diferentes mercados pelo mundo. Durante a entrevista, o executivo comentou um pouco sobre as impressões que teve do Brasil em sua vinda à BGS, em particular da positividade e da resiliência que encontrou no público e em parceiros de negócios mesmo diante dos desafios econômicos.

Continua após a publicidade
[...] Eu saí do Reino Unido na semana passada com bastante negatividade em relação à macroeconomia, ao cenário em que estamos, aos negócios, e eu vim para cá [para o Brasil]. [...] Eu estava no Dell Tech Forum na quarta-feira, com cerca de 1.500 pessoas buscando por oportunidades de negócios, e havia uma enorme quantidade de entusiasmo, energia e demanda pelo nosso negócio, e uma das coisas que pensei foi "por que tanto entusiasmo?", e cheguei à conclusão de que esse mercado parece muito resiliente. Alguns dos problemas que estamos encarando na Europa, como a inflação e problemas de câmbio, essa região conhece e lida. Na Europa, [...] estamos muito preocupados, e vocês olham para isso e dizem "ok, é o que é, como lidamos com isso?", e eu acho isso muito positivo e energizante [...]. — Nick Day, líder global de vendas da Intel

O líder global de vendas da Intel comenta ainda algumas das características únicas do mercado brasileiro, como a força dos canais de distribuição, algo que não se vê em países como os EUA. Perguntado então sobre qual seria a melhor parte da parceria entre Intel e Dell, Nick cita como há uma sinergia entre todos os segmentos de ambas as empresas, desde os servidores, passando por computadores para consumidores, e chegando à Computação de Borda.

[...] quando fechamos uma parceria com a Dell, nós não estamos fazendo essa parceria apenas em data center, ou apenas no mercado consumidor, ou somente na Computação de Borda, estamos estabelecendo uma parceria em todo o portfólio. E não é apenas sobre processadores, trabalhamos juntos em gráficos e também outros componentes. Eventos como esse [a BGS] são perfeitos para demonstrar isso. Nesta manhã, estávamos falando sobre nuvem [...], e nesta tarde estou em uma feira de games. Bom, eles [os negócios] são diferentes, mas a base deles é exatamente a mesma, os mesmos ingredientes. — Nick Day, líder global de vendas da Intel