Publicidade

Alienware Aurora R15 estreia com CPUs Intel Raptor Lake e GPU RTX 4090

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Setembro de 2022 às 11h20

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Dell

Além de lançar uma versão mais acessível de seu monitor QD-OLED, a Alienware anunciou nesta semana o Aurora R15, novo desktop gamer premium da marca com especificações totalmente repaginadas. A máquina mantém a construção e os recursos do antecessor, mas chama atenção pela combinação dos recém-lançados processadores Intel Raptor Lake de 13ª geração com a inédita Nvidia GeForce RTX 4090, acompanhados de melhorias para entregar melhor desempenho.

O maior destaque do Aurora R15 é seu conjunto de processamento, liderado pelos chips Intel Raptor Lake, com opções equipadas com todos os modelos da nova geração — Core i5 13600K, Core i7 13700K e Core i9 13900K, e suas contrapartes com final "F", sem GPUs integradas. Para comportar as novas CPUs, a Alienware implementou diversas melhorias nos sistemas de refrigeração e alimentação, bem como na placa-mãe atualizada para o chipset Z790.

Todos os chips (incluindo Core i5 e Core i7) são agora resfriados por water coolers de 240 mm, com possibilidade de upgrade para o modelo Cryo-tech, acompanhados de 5 ventoinhas de 120 mm no gabinete — uma de exaustão na traseira, duas no topo integradas ao water cooler e duas de entrada de ar na região frontal.

Continua após a publicidade

Há também padrão hexagonal aberto na lateral para melhor circulação de ar, RAM DDR5-4800, VRM de 12 fases e fontes de até 1.350 W munidas de certificação de eficiência 80 Plus Platinum, com esta última sendo uma mudança importante para a nova opção de GPU: a estreante Nvidia GeForce RTX 4090.

Com consumo estipulado em 450 W, a placa de vídeo promete até 4 vezes mais desempenho que a RTX 3090 Ti, e exige um sistema de alimentação robusto para atingir (e até superar caso haja margem) os clocks de 2.500 MHz. Outro ajuste pensado para a RTX 4090 é o espaço disponível para o slot PCIe, ampliado para suportar GPUs com até 3 slots de espessura. A empresa destaca ainda que também será possível configurar o R15 com as linhas RTX 3000 e AMD Radeon RX 6000.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Completam as especificações o suporte a até 64 GB de RAM, até 6 TB de armazenamento de fábrica (4 TB SSD M.2 NVMe PCIe 3.0 + 2 TB de HDD), placas de rede opcionais com Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, porta RJ-45 de 2,5 Gigabit, múltiplas portas para conexão de periféricos, incluindo USB-C 3.2 Gen 2x2 (20 Gbps) e variações nas cores Lunar Light (branco) e Dark Side of the Moon (cinza).

AW420K é 1º teclado TKL da Alienware

A Alienware também atualizou sua família de periféricos com o anúncio do AW420K, primeiro teclado da companhia no padrão TKL (Tenkeyless, mais compacto por remover o teclado numérico). Pensado para economizar espaço e proporcionar portabilidade, a novidade apresenta dimensões de 367,3 x 147,7 x 55,7 mm, peso de 787 gramas e cabo USB-C removível que pode ser roteado para posicionamento que melhor atende o usuário.

Continua após a publicidade

Com deck em metal, o teclado traz versão única — ao menos até o momento — com switches Cherry MX Red (silenciosas, de atuação linear) e promete vida útil de até 100 milhões de cliques por tecla, que são revestidas por keycaps double-shot PBT, mais duráveis. Como esperado, há retroiluminação RGB configurável através do app Alienware Command Center, e uma variedade de funções adicionais possibilitadas pelo software.

O acessório suporta até 5 perfis, armazenáveis na memória interna, e ainda que não possua botões macro dedicados, permite a reprogramação de todas as teclas para a criação de atalhos rápidos e o bloqueio da tecla Windows para evitar abertura indesejada do menu Iniciar durante o gameplay.

Preço e disponibilidade

Os novos Alienware Aurora R15 e AW420K estão previstos para estrear no mercado internacional até o final de 2022. O desktop gamer ainda não teve preços revelados — a empresa promete que trará novidades quando a máquina estiver próxima de ser lançada —, enquanto o teclado será vendido por US$ 149,99 (~R$ 815).

Continua após a publicidade

Considerando o histórico de lançamentos da Dell, o Aurora R15 não deve chegar ao Brasil. No entanto, é possível que o AW420K seja trazido ao mercado brasileiro nos próximos meses, mas não há informações concretas no momento.

Fonte: Alienware