Intel desenvolve o SSD em formato de régua "mais denso do mundo"

Por Eduardo Hayashi | 10 de Agosto de 2018 às 15h37
TUDO SOBRE

Intel

A Intel anunciou nesta sexta-feira (10) a sua mais nova linha de SSDs voltadas para servidores, que a própria companhia garantiu ser "a unidade de armazenamento mais densa do mundo".

Com o formato de uma régua, o modelo P4500 possui a capacidade de armazenamento de até 32 terabytes, sendo uma solução ideal para servidores de data center, oferecendo uma estrutura alongada de aproximadamente 30 centímetros de comprimento, 4 cm de largura e 0,75 cm de espessura.

Nova unidade SSD P4500 da Intel (Imagem: Intel)

Este formato reduzido, segundo informa a própria Intel, possibilita que até 32 SSDs P4500 sejam instalados em um único rack de servidor, podendo chegar à capacidade total de armazenamento de 1 petabyte, sendo esta uma ótima alternativa para substituir os modelos convencionais de SSDs de 2,5 polegadas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ainda segundo a companhia, as novas unidades de armazenamento de "alta densidade" foram projetadas sob a arquitetura 3D NAND em 64 células de memória, que além resultar em um produto de dimensões reduzidas, também garante uma redução de consumo de energia de até 10% e uma demanda de resfriamento 50% menor em relação aos modelos tradicionais de SSDs, vantagens estas que influenciaram gigantes da tecnologia, como a Microsoft, a IBM e a Tencent, a adotarem a mesma tecnologia em suas operações de data centers.

Fonte: ZDNet, Intel

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.