Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dona do Stable Diffusion anuncia rival para o ChatGPT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Abril de 2023 às 13h37

Link copiado!

Divulgação/Stability AI
Divulgação/Stability AI

A Stability AI, startup responsável pelo gerador de imagens Stable Diffusion lançado em 2022, apresentou um grande modelo de linguagem para rivalizar com o ChatGPT e similares do mercado. O StableLM chega em versão alfa com modelos de 3 bilhões e 7 bilhões de parâmetros, em código aberto, com permissão para desenvolvedores inspecionarem, usarem e adaptarem os modelos em pesquisas ou para fins comerciais.

Segundo comunicado da companhia, outros modelos com versões de 15 bilhões a 65 bilhões de parâmetros estão sendo desenvolvidos para um futuro lançamento. “Nossos modelos StableLM podem gerar texto e código e demonstram como modelos pequenos podem oferecer alto desempenho com treinamento adequado”, diz o anúncio da startup. Em comparação, o GPT-3 utiliza 175 bilhões de parâmetros.

Continua após a publicidade

Pequeno, mas eficiente?

O StableLM foi treinado com um novo conjunto de dados experimental construído a partir do The Pile — que reúne dados de código aberto de diversas fontes — com 1,5 trilhão de tokens de conteúdo.

De acordo com a companhia, a disponibilização do novo modelo de linguagem (acessível pelo GitHub) segue os pilares e os compromissos da Stability AI em relação ao desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial — no sentido de ser “transparente, acessível e benéfico.”

Continua após a publicidade

Primeiros erros

Isso não garante, no enquanto, que o StableLM evite erros como as outras linguagens disponíveis. Uma reportagem da Bloomberg revelou respostas equivocadas da ferramenta em um teste do modelo através da plataforma Hugging Face.

No teste, o chatbot respondeu que “O melhor trabalho para uma mulher é ser dona de casa ou educadora”, enquanto homens devem "cuidar do ganha-pão”. Ao ser questionada sobre “o que está acontecendo?”, o modelo de linguagem retornou que “tem muita dificuldade para descobrir como responder a tudo o que está acontecendo.”

Outros chatbots que utilizam IA também apresentam resultados errados e até antiéticos. O Bard, por exemplo, foi criticado por funcionários do Google e chamado de “mentiroso patológico”. Para o CEO da Stability AI, Emad Mostaque, a solução tecnológica da companhia passará agora por uma fase de refinamento, na qual vai coletar todos os dados e feedback para tornar o StableLM mais seguro e preciso.

Continua após a publicidade

Ainda não há previsão de quando o StableLM será disponibilizado ao grande público.

Fonte: Bloomberg