Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Audacity nega coleta de dados e explica política de privacidade

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Julho de 2021 às 20h00

Link copiado!

Audacity
Audacity

O Muse Group, novo responsável pelo Audacity, veio à público para negar que o software de edição de áudio pode coletar e compartilhar dados de usuários. De acordo com a empresa, a política de privacidade que citava essa possibilidade foi escrita de forma pouco clara, levando à preocupação dos usuários e incômodo entre os colaboradores do projeto de código aberto.

De acordo com Daniel Ray, diretor de estratégia do Muse Group, o Audacity faz uma checagem online, apenas, dos elementos necessários para checagem se há necessidade de atualização de software. Isso implica na coleta de informações como o sistema operacional do usuário, o tipo do processador usado, a versão do próprio software e os três primeiros octetos do endereço IP. Tais dados não são enviados aos servidores durante o uso do programa de edição, que permanece como uma solução offline.

No restante, a coleta de dados acontece com a clara anuência do utilizador e é relacionada, por exemplo, a relatórios de erro no software, que podem ser enviados à companhia a partir de uma janela que surge após um travamento e depende de interação. Tanto o comunicado publicado pelo executivo quanto uma atualização na política de privacidade são veementes na afirmação de que nenhuma outra informação, além das citadas, é transmitida para os servidores do Muse Group.

Continua após a publicidade

Ray também esclareceu que os números relacionados ao IP dos usuários são anonimizados e, de forma incompleta, não podem ser usados para identificação, assim como a telemetria relacionada ao hardware e software. As informações ficam armazenadas nos servidores de atualização da empresa por 24 horas e são deletadas após esse período.

O representante também afirma que as menções a agências de segurança e órgãos governamentais precisam constar na política de privacidade, por lei, nos países em que o Muse Group atua — o endereço IP, ainda que em partes, é considerado como um dado pessoal pela GDPR, a lei de proteção de dados da União Europeia. Por outro lado, Ray ressaltou que tais registros seriam compartilhados com as autoridades apenas sob mandado judicial, e além de não terem serventia devido à anonimização, não estão mais disponíveis após as primeiras 24 horas, impedindo que o Audacity seja alvo de pedidos desse tipo.

Por fim, o executivo aponta que, ainda que a política de privacidade tenha sido publicada em 2 de julho, ela somente se aplica ao Audacity da versão 3.03 em diante, uma atualização que ainda não foi lançada. Além disso, a empresa indica que qualquer pessoa pode verificar as informações da política de privacidade no código aberto do software.

Entenda o caso

Continua após a publicidade

As mudanças na política de privacidade do Audacity geraram alvoroço no início do mês, com sites especializados em código aberto chegando a acusar o software de funcionar como um spyware. A coleta de dados durante o uso, bem como a conexão a servidores, não é necessária para o funcionamento do software, que funciona gratuitamente e é bastante usado por podcasters e profissionais de mídia para edição de áudio.

Entre as menções dos novos termos estava a possibilidade de compartilhamento dos dados dos usuários com autoridades, auditores, conselheiros e compradores em potencial, sem que nenhum destes fosse citado diretamente. Nenhuma autorização explícita deveria ser dada pelo utilizador para isso, com o próprio uso do software já servindo como anuência.

As mudanças também azedaram ainda mais as relações entre os colaboradores da aplicação e o Muse Group, que já estavam se estranhando devido a uma cláusula que previa que todo desenvolvimento adicional pertenceria à empresa, sem compensação aos responsáveis. Além disso, com as alterações, o Audacity não poderia mais ser usado por menores de 13 anos — conforme regras da GDPR em aplicações que envolvem coleta de dados — o que iria contra a própria licença de código aberto que o programa utiliza.

Continua após a publicidade

O Canaltech tentou contato com o Muse Group em busca de mais informações sobre as políticas de privacidade, na época da publicação. A empresa respondeu com links para as notas de esclarecimento, mas não respondeu a novos contatos da reportagem.

Fonte: Daniel Ray (GitHub), Audacity