Publicidade

Intel Core Ultra 9 185H mostra avanços em teste single-core

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Outubro de 2023 às 19h45

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

O Intel Core Ultra 9 185H deve ser um dos processadores topo de linha da Intel para a geração Meteor Lake, programada para lançar em dezembro. O processador já havia aparecido em uma lista há algumas semanas. Agora, um vazamento na base de dados do Geekbench expõe resultados otimistas em single-core.

O processador registrou 1.873 pontos em single-core e 13.796 em multi-core. Os números são altos quando comparados com outros modelos da mesma faixa, mas está claro que ainda é um trabalho em progresso do time azul. Contra o Core i9-13900HX, há uma diferença baixa de 8% em single-core e até 51% em multi-core.

Embora seja uma diferença brusca no teste com múltiplos núcleos, o Core Ultra 9 185H deve chegar com 16 núcleos híbridos e competir diretamente com o 13900HX de 24 núcleos. Esse padrão se repete contra o Ryzen 9 7945HX, em que o 185H fica 10% atrás em single-core e 50% atrás em multi-core.

Continua após a publicidade

Core Ultra 9 deve focar em eficiência

Falando sobre as especificações gerais, o Core Ultra 9 185H pode contar com um sistema de 6 núcleos de Performance, 8 núcleos de Eficiência e mais 2 núcleos de baixo consumo energético, além de 22 threads. Não há detalhes sobre a frequência base, mas o turbo boost deve chegar a até 5,1 Ghz, enquanto o cache L3 seria de 24 MB. O TDP (Thermal Designer Power) deve variar entre 28W e 45W.

As informações corroboram com uma suposta estratégia da Intel de focar em mais eficiência energética e menos consumo do que propriamente em desempenho bruto nesses SKUs. Vale lembrar que um dos destaques dessa geração é a adoção de uma estrutura desagregada via tiles, projetada para oferecer mais autonomia para a fabricação da companhia.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Além do modelo máximo dos próximos Meteor Lake, vazamentos recentes sugerem um desempenho instável para a linha Core Ultra 7. Faltando pouco mais de um mês para o lançamento da futura geração de CPUs da Intel, serão cada vez mais frequentes os vazamentos desses produtos antes que eles cheguem ao mercado no dia 14 de dezembro.