Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Core Ultra 7 155H desaponta em teste multi-core do PassMark

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Outubro de 2023 às 13h05

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Com lançamento marcado para dezembro, mais um processador de notebooks Meteor Lake vazou na base de dados do PassMark. A CPU em questão é o novo Intel Core Ultra 7 155H, que não apresentou resultados tão convicentes no benchmark envolvendo múltiplos núcleos.

O Ultra 7 155H consegue 3.897 pontos no teste em single-core, enquanto performou apenas 21.359 pontos em multi-core. Esse último resultado é bem decepcionante, visto que seu principal competidor, o Core i7-13700H da geração atual, consegue 28.441 pontos, diferença de 26%. No entanto, a futura CPU leva 6% de vantagem em single-core.

Quando comparada a outros modelos mais parrudos, como o Core i7-13700HX, a situação é ainda mais dramática. O HX é 37% superior em multi-core e praticamente empata em single-core. Vale lembrar que, por definição, a linha com o sufixo HX traz uma quantidade de núcleos e TDP (Thermal Design Power) superior, tornando a comparação direta até um pouco injusta para o Meteor Lake.

Continua após a publicidade

Core Ultra 7 155H tem apenas 6 núcleos de performance

Aliás, a linha Meteor Lake parece não estar diretamente focada na relação de performance bruta. Segundo informações da Intel, os processadores tem ênfase maior em eficiência energética, aquecimento reduzido e funcionalidades adicionais, como a adição da NPU para processamento de IA.

O Intel Core Ultra 7 155H deve chegar ao mercado com 16 núcleos híbridos, sendo 10 de Eficiência e apenas 6 de Performance, além de 22 threads. Segundo os dados encontrados no PassMark, o modelo utilizado operou a uma frequência base de 3,8 Ghz e turbo boost de 4,9 Ghz.

É válido salientar que, embora os resultados em multi-core não sejam bons, é muito provável que o modelo usado ainda seja uma amostra de testes. Assim, a falta de otimização e drivers atualizados comprometem o desempenho em testes prelimináres.

Os primeiros notebooks com processadores Meteor Lake serão lançados em 14 de dezembro.

Fonte: CPUBenchmark