Publicidade

Intel Core i9 12900K vaza em novo teste mostrando vantagem sobre o i9 11900K

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Agosto de 2021 às 11h24

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Com lançamento aguardado para acontecer ainda neste ano, a 12ª geração de processadores Alder Lake da Intel promete revolucionar o processamento de dados, especialmente em desktops. Essa será a primeira geração da companhia a empregar uma arquitetura híbrida, similar aos chips de celular, de maneira ampla, estreando ainda a litografia de 10 nm da empresa, agora conhecida como Intel 7.

Pouco depois de ter diversos detalhes divulgados oficialmente na semana passada, a CPU topo de linha da família, conhecida até o momento como Core i9 12900K, voltou a vazar nesta semana em testes de desempenho, mostrando resultados promissores em comparação ao seu antecessor.

Core i9 12900K supera antecessor em novo teste vazado

Continua após a publicidade

O novo processador topo de linha da Intel foi encontrado no banco de dados do benchmark PugetBench, equipado em uma placa-mãe ASUS ROG Strix Z690-E Gaming Wi-Fi, acompanhado de 64 GB de RAM DDR5 a 4.800 MHz em dual-channel, placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 3090 e rodando Windows 10. Nessa configuração, a solução atingiu os 1.573 pontos.

Para efeito de comparação, o i9 11900K chega aos 1.548 pontos, enquanto o rival Ryzen 9 5950X marca 1.581 pontos. A partir desses números, é possível tirar algumas conclusões interessantes. A primeira delas é que esse teste em específico não está plenamente otimizado para contagens mais altas de núcleos, já que a CPU da AMD dobra a contagem do concorrente da Intel ao contar com 16 núcleos, mas entrega menos de 10% de vantagem.

Outro ponto está no desempenho do i9 12900K que, apesar de não impressionar em um primeiro momento, mostra-se bastante respeitável — o chip segue em estágio de testes e ainda não deve atingir a máxima performance, o que indica que os resultados finalizados podem ser substancialmente maiores. Além disso, o topo de linha da família Alder Lake está limitado pelo Windows 10, que não oferece total suporte à abordagem híbrida da plataforma.

Continua após a publicidade

O próximo processador de alto desempenho da Intel mudará drasticamente a abordagem da empresa no mercado, e utilizará uma combinação de hardware e software para ter todo o potencial do novo design aproveitado.

Alder Lake de 12ª geração é primeira com arquitetura híbrida

Reunindo informações vazadas com os detalhes recém-revelados pela Intel, o Core i9 12900K chegará ao mercado equipado com 16 núcleos e 24 threads, rodando a até 5,3 GHz. A contagem estranha de núcleos se dá pela abordagem híbrida: haverá um conjunto de 8 núcleos de alto desempenho (P-Cores) com Hyper-Threading, acompanhado de um conjunto de 8 núcleos de baixo consumo (E-Cores), sem Hyper-Threading.

Continua após a publicidade

Ambos entregam novas microarquiteturas — os Golden Cove de alto desempenho e os Gracemont de baixo consumo —, prometendo um avanço significativo de 19% em instruções por clock (IPC), o que, na prática, pode significar até duas vezes mais desempenho que o Core i9 11900K.

Para garantir que as máquinas utilizem os P-Cores e os E-Cores de maneira eficiente, a Intel adotou um componente novo: o Thread Director, que vai avaliar cada ação do usuário para destiná-la ao núcleo certo na hora certa. A empresa trabalhou ainda com a Microsoft, para preparar o Windows 11 para a nova abordagem — o sistema terá acesso a detalhes robustos sobre cada tarefa, gerenciando o uso da CPU de maneira melhor otimizada.

Fonte: WCCFTech, HDBlog