SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Intel confirma novas CPUs de 14ª geração para PCs e notebooks

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Novembro de 2023 às 16h25

Link copiado!

Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech
Tudo sobre Intel

Em uma conferência realizada na Ásia, a Intel confirmou a existência de processadores Raptor Lake Refresh de 65W para desktops e versões HX de 55W para notebooks. As informações foram divulgadas pelo informante wxnod no X (Twitter) e revelam, mais uma vez, a estratégia recorrente da empresa para os seus lançamentos.

Na verdade, a chegada do restante das CPUs de 14ª geração já era algo esperado por quem acompanha a indústria de hardware. O time azul tem o costume de revelar os modelos mais potentes primeiro, com sufixo K, no fim do ano. Nas primeiras semanas do ano seguinte a companhia revela os demais SKUs. Para 2024, é extremamente possível que isso aconteça novamente.

O mesmo vale para os modelos de notebooks, de terminação HX. Aliás, muito se especulou se essas versões seriam realmente lançadas ou se a Intel deixaria o mercado totalmente livre para a geração Meteor Lake. A forma para diferenciar ambos, além de questões de arquitetura, será com o nome. Os Raptor Lake Refresh vão adotar o sistema padrão, como Intel Core i7-14700HX. Já os Meteor Lake serão formalizados como Core Ultra 7 165H, por exemplo.

Continua após a publicidade

Mercado chinês terá CPUs exclusivas

Vale mencionar que o mercado chinês deve se beneficiar de modelos exclusivos para notebooks. De acordo com informações da conferência, a gigante lançará sucessores dos Core i7-13790F e Core i5-13490F. Esses produtos estão disponíveis em mercado específicos, como a China, e não são vendidos em outros países.

Continua após a publicidade

No geral, os novos modelos para desktops e notebooks não devem apresentar novidades tão significativas. Os produtos devem seguir a linha dos produtos já anunciados, com um ligeiro aumento nas frequências e uma otimização pontual na arquitetura dos núcleos de eficiência e performance. A família do Core i7, no entanto, é a que pode manter a novidade dos 20 núcleos híbridos.

O anúncio dos processadores de 55W e 65W para notebooks e desktops deve acontecer nas primeiras semanas de janeiro de 2024, durante uma apresentação da Intel na CES.