Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Arc: chip com 16 Xe-Cores ainda pode estar em desenvolvimento

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Abril de 2022 às 09h30

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

Códigos encontrados nos drivers da família Intel Arc para Linux indicam que a gigante de Santa Clara ainda está desenvolvendo um terceiro chip além dos anunciados na semana passada. O ACM-G12, até então conhecido como DG2-256, recebeu novos comandos pouco após o evento de lançamento, apesar de não ter sido confirmado pela empresa durante a estreia das placas.

Intel Arc com 16 Xe-Cores pode estar em desenvolvimento

As menções à GPU ainda não anunciada foram descobertas pelo site Coelacanth's Dream na atualização liberada pela Intel para o Intel Graphics Compiler (IGC) para OpenCL e Ubuntu no dia do lançamento. Além de sugerir a existência do chip ACM-G12, também identificado como DG2-G12 ou DG2-256, há menção específica aos 256 Vector Engines que devem estar presentes na solução.

Continua após a publicidade

Considerando as informações já conhecidas da arquitetura Xe-HPG Alchemist, com os 256 Vector Engines, a ACM-G12 deve ser organizada em 16 Xe-Cores, a unidade usada pela Intel para escalonar o desempenho das GPUs, oferecendo 2.048 núcleos, 16 RT Units para Ray Tracing e 256 XMXs para processamento de Inteligência Artificial. Clocks, consumo e outros aspectos ainda são desconhecidos.

O ponto que desperta curiosidade é que, mesmo mantendo o desenvolvimento, como sugerem os códigos, a Intel não anunciou o chip ACM-G12 durante a apresentação da família Arc. Isso pode indicar que o componente será uma exclusividade dos desktops, que só receberão placas de vídeo da marca em meados de junho, mas a possibilidade levanta ainda mais dúvidas.

Arc A550M já conta com 16 Xe-Cores

Continua após a publicidade

No lançamento, a Intel anunciou que estrearia a linha Arc em notebooks com dois chips: o ACM-G10 (DG2-512), mais avançado, com 32 Xe-Cores e 512 Vector Engines, e o ACM-G11 (DG2-128), com 8 Xe-Cores e 128 Vector Engines. Esses chips seriam habilitados de diferentes formas para alimentar as cinco variantes de GPUs reveladas pela companhia.

Curiosamente, a solução gráfica intermediária da família, a Arc A550M, apresenta exatamente 16 Xe-Cores e 256 Vector Engines, configuração idêntica ao chip ACM-G12. Mesmo assim, o modelo utilizará uma versão simplificada do ACM-G10, o que sugere que o chip não anunciado será exclusiva dos desktops. Caso isso se comprove, a Intel adotaria uma postura diferente das rivais.

Enquanto AMD e Nvidia destinam apenas chips intermediários para os laptops — Navi 23 e 24 para o time vermelho, GA104, GA106 e GA107 para o time verde — a Intel adotaria a solução topo de linha ACM-G10 e o componente de entrada ACM-G11, deixando a intermediária ACM-G12 para os PCs. É provável que isso seja reflexo do quão competitivo é reservar linhas da TSMC, fabricante das GPUs, sendo mais eficiente produzir o chip de maior potência e escaloná-lo posteriormente.

Continua após a publicidade

Outra possibilidade é que o ACM-G12 será destinado a workstations, visando concorrer com placas como as Radeon PRO da AMD, ou as Nvidia RTX A da Nvidia. Esses modelos estão previstos para chegar ao mercado apenas no terceiro trimestre de 2022, entre julho e setembro. Ainda assim, vale destacar que tudo não passa de especulação até o momento.

Fonte: Coelacanth's Dream, WCCFTech