Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Arc Battlemage terá duas versões e será "mais fácil de produzir"

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Fevereiro de 2023 às 14h13

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

Em entrevista ao portal Hardwareluxx, um dos executivos responsáveis pela divulgação da família de GPUs gamer Intel Arc, Tom Petersen, confirmou que a gigante dividirá a segunda geração Battlemage em duas microarquiteturas diferentes. Enquanto a Xe²-HPG atenderá as placas de vídeo dedicadas, a companhia também trabalha na Xe²-LPG, otimizada para as GPUs integradas de futuras CPUs da marca.

Durante a conversa, Petersen explica um dos principais aprendizados com o lançamento da primeira geração da família Arc, de codinome Alchemist. Buscando atender aos segmentos de gráficos integrados, placas dedicadas e data centers, a Intel dividiu sua arquitetura Xe em soluções diferentes: Xe-LP para iGPUs, Xe-HPG para gráficos dedicados gamer e Xe-HPC para servidores. Isso atendia às peculiaridades de cada segmento, mas gerou enormes dificuldades para a empresa.

Cada uma dessas microarquiteturas exigia testes e otimizações diferentes, desafio que ganhou proporções ainda maiores quando consideramos que a Intel estava entrando no mercado. O executivo explica que, com a arquitetura Xe², de codinome Battlemage, a proposta será diferente — em vez de haver diferentes recursos para cada segmento, uma única arquitetura será adaptada para as diferentes necessidades.

Continua após a publicidade

Assim sendo, Petersen confirma que teremos uma Xe²-LPG (Low Power Gaming) para os gráficos integrados de futuras gerações de processadores Intel, acompanhada de uma Xe²-HPG (High Performance Gaming), aplicada nas placas de vídeo Arc dedicadas.

As falas do especialista sugerem que, essencialmente, ambas serão muito similares, apenas tendo ajustes para atender a cada um dos dispositivos a que se propõem. Curiosamente, não há menção aos data centers, que devem manter uma arquitetura própria.

É importante destacar que múltiplos vazamentos indicavam que a 14ª geração de processadores Meteor Lake, prevista para chegar ainda em 2023, adotaria uma grande GPU integrada baseada na microarquitetura Xe-LPG, até então não anunciada. Com as declarações de Petersen, é praticamente certo que este será o caso. Assim sendo, a Xe²-LPG seria reservada para uma futura linha de CPUs, com especulações apontando para a presença da tecnologia nos chips Lunar Lake, esperados para serem lançados como a 16ª geração, no final de 2024.

Novas GPUs Intel Arc serão mais fáceis de desenvolver

Paralelo a isso, o chefe da divisão de gráficos e aceleradores da Intel, Raja Koduri, também foi entrevistado recentemente, garantindo que as próximas gerações das placas Arc serão mais fáceis de desenvolver. Para explicar as dificuldades que passaram, o engenheiro compara o desenvolvimento das GPUs Alchemist com "a construção de um carro, ao mesmo tempo em que é preciso fazer a estrada", em um referência aos drivers.

Apesar de trabalhar com gráficos integrados há anos, a Intel nunca teve drivers muito robustos, por não ter soluções de alta performance. Com as Iris Xe e, especialmente, a estreia da linha Arc, a gigante precisou ajeitar sua suíte de software para poder competir com AMD e Nvidia, cujas soluções são mais maduras pelas décadas de experiência. Após um início conturbado, o time azul parece estar atingindo seus objetivos, chegando a melhorar o desempenho de games antigos em até 80% com atualizações.

Continua após a publicidade

Outro ponto interessante apontado por Koduri é que a Intel trabalha em mais placas com a microarquitetura Xe-HPG Alchemist, dando fôlego a rumores de que veríamos ainda neste ano uma atualização da família lançada no ano passado. Especulada para serem chamadas Alchemist Plus, essas novas GPUs trariam aprimoramentos para reduzir o consumo, aumentar as frequências de operação e, consequentemente, oferecer mais performance.

Caso a Intel mantenha as promessas e o cronograma apresentados anterioremente, a família Intel Arc Battlemage deve ser anunciada em 2024, mirando em rivais premium como a RTX 4090 e a RX 7900 XTX. Até lá, a já citada linha Arc Alchemist Plus seria introduzida no mercado ainda este ano, possivelmente no segundo semestre.

Fonte: WCCFTech