Publicidade

Intel Arc Control é atualizado com opção de uso em modo janela

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Fevereiro de 2023 às 08h44

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Com o lançamento de um novo driver que traz suporte às recém-lançadas CPUs de 13ª geração, a Intel atualizou o Arc Control, sua central de gerenciamento das placas Arc, resolvendo uma das principais críticas feitas à solução ao adicionar um modo janela opcional. Antes do update, o programa funcionava apenas em modo overlay, ocupando toda a tela e impedindo a interação com outras janelas, mesmo que fosse possível observar o restante dos programas abertos.

Confirmando rumores que circularam nesta semana, a Intel lançou hoje (1) um grande update para o Arc Control permitindo ao usuário habilitar modo em que o aplicativo passa a rodar em modo janela, em vez de apenas funcionar em overlay (quando uma interface ocupa toda a tela, impedindo a interação com outros programas). Como foi especulado, o formato de overlay não foi totalmente removido — nas configurações do aplicativo, são oferecidas as opções "Desktop e Overlay", "Desativar overlay" e "Desativar desktop".

Continua após a publicidade

Conforme a opção selecionada pelo usuário, o software da Intel funcionará em ambos os formatos, apenas em modo janela ou apenas em modo overlay, atendendo assim tanto a usuários que reclamavam, quanto aqueles que simpatizavam com o formato antigo. A gigante também parece ter trabalhado para otimizar o desempenho da solução, que abre e busca por atualizações dos drivers mais rapidamente.

O Intel Arc Control aprimorado chega como parte dos esforços da companhia em melhorar a qualidade dos drivers, cuja situação no lançamento foi duramente criticada, especialmente pela falta de suporte robusto a games com APIs gráficas mais antigas, como DirectX 9 ou mesmo a relativamente recente DirectX 11. A marca tem se esforçado desde então, obtendo bons resultados na jornada. Seu último grande update, lançado em dezembro, apresentou melhorias bruscas de desempenho de até 80% em títulos antigos.

Drivers da Intel ganham suporte às CPUs Raptor Lake

A atualização foi acompanhada do lançamento do driver de número 31.0.101.4091, cuja principal novidade é o suporte aos processadores Intel Raptor Lake de 13ª geração apresentados durante a CES 2023, realizada no início do mês passado. Destaque é dado à série Raptor Lake-P para notebooks, com consumo de 28 W, mas também estão presentes entre os novos componentes contemplados as séries Raptor Lake-HX (55 W), Raptor Lake-H (45 W), Raptor Lake-U (15 W), Alder Lake-N (5 W), além da Raptor Lake-S de 65 W para desktops.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como a gigante havia confirmado durante a feira de eletrônicos, além de contarem com otimizações para games recentes e outros apps profissionais, todos esses componentes têm agora acesso ao Arc Control, bem como recebem um modo gaming especial que aprimora a autonomia de bateria e compatibilidade com o XeSS, a tecnologia de upscaling com Inteligência Artificial que promete turbinar o desempenho em títulos mais pesados.

Fonte: VideoCardz