Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel anuncia Thunderbolt 5 com 120 Gbps de banda e recarga de 240W

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Setembro de 2023 às 13h30

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Nesta terça-feria (12), a Intel apresentou o novo padrão de conectividade Thunderbolt 5. O formato traz maior banda de transferência de dados, com suporte a "múltiplos" monitores 8K, até 240W para recarga de notebooks, periféricos e acessórios e velocidade de transmissão de até 120 Gbps.

O novo padrão conta com banda bidirecional de quatro pistas. Isso garante pelo menos 40 Gbps para receber dados, sem comprometer a transmissão e sem saturar a banda total da interface.

Continua após a publicidade

Maior conectividade

Essa combinação oferece o dobro da velocidade do padrão Thunderbolt 4, permitindo muito mais conexões simultâneas em uma mesma porta. O Thunderbolt 5 também traz compatibilidade com USB4 V2 e DisplayPort 2.1. Com isso, além da capacidade de recarga impressionante de 240W, também é possível conectar múltiplas telas 8K para criadores, até 540Hz para gamers e armazenamento externo de alta velocidade com um único hub compatível.

No caso dos monitores, o limite atual é de até duas telas em 4K em 60 Hz; a nova conexão eleva esse número para até três telas em 4K e 144Hz. Segundo Jason Ziller, gerente geral da divisão de conectividade da Intel, apenas dispositivos PCI Express 5 têm potencial para saturar a banda do Thunderbolt 5.

Continua após a publicidade

A conectividade extra do Thunderbolt 5 é ideal também para gamers. Com a popularização dos notebooks gamer cada vez mais poderosos, muitos usuários sofrem com a quantidade de portas limitadas para periféricos, como mouse, teclado, gamepads e outros acessórios. Por também ter suporte a PCI Express 4, ainda existe a possibilidade de utilizar GPUs externas, garantindo uma opção de upgrade para esses sistemas.

Dessa forma, para usuários comuns, é praticamente impossível sobrecarregar a conectividade do novo formato. Segundo a Intel, o Thunderbolt 4 deve continuar como o principal padrão do mercado pelos próximos anos, mas os primeiros dispositivos compatíveis serão lançados em breve.