Publicidade

TeamGroup revela SSD PCIe 5.0 com 14 GB/s e water cooler

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Maio de 2023 às 12h54

Link copiado!

Reprodução/TEAMGROUP
Reprodução/TEAMGROUP

Em comunicado divulgado nessa quarta-feira (24), a TeamGroup revelou o T-FORCE Z54A, um dos próximos SSDs M.2 NVMe da marca que chegaria perto de atingir os limites teóricos do barramento PCIe 5.0 ao proporcionar velocidades de leitura de até 14 GB/s. Ainda sem preço ou prazo de lançamento, a novidade adotaria um novo controlador e até teria suporte a resfriamento líquido, colocando pressão na concorrência que ainda tem se concentrado em soluções de até 10 GB/s.

Prometendo o dobro de taxas de transferência em comparação à geração anterior, o barramento PCIe 5.0 chegou aos computadores com a estreia da 12ª geração de processadores da Intel em 2021. O armazenamento estava entre os aspectos que mais receberiam benefícios diante do aumento das velocidades, com os testes preliminares indicando picos de transferência entre 14 GB/s e 16 GB/s — em comparação, os melhores SSDs PCIe 4.0 trabalham com taxas entre 7 GB/s e 8 GB/s.

Continua após a publicidade

Apesar disso, um número bastante limitado de SSDs da nova geração foram lançados, com a maioria se limitando a velocidades de 10 GB/s. A TeamGroup pretende ser uma das primeiras companhias a mudar esse cenário com o T-FORCE Z54A, nova solução PCIe 5.0 da gigante que, ao menos em teoria, entregaria velocidades de leitura de até 14 GB/s — a escrita ainda seria mantida em 10 GB/s.

O disco foi apresentado ao lado do water cooler Siren Duo, novidade que possui no loop um bloco dedicado para o Z54A, aspecto que sugere que a refrigeração líquida é necessária para extrair o máximo da capacidade do SSD. Ainda que não seja possível confirmar esse aspecto no momento, a obrigatoriedade do water cooler não seria uma surpresa considerando que armazenamento PCIe 5.0, mesmo com velocidades mais baixas que as prometeidas pela TeamGroup, costumam esquentar em excesso.

Ainda segundo o comunicado, o novo T-FORCE conta com mais um ingrediente especial: o controlador PCIe IG5666, desenvolvido pela InnoGrit Corporation, uma empresa norte-americana do Vale do Silício especializada em tecnologias de armazenamento. A novidade combinaria uma litografia de 12 nm com a capacidade de suportar chips de memória NAND operando a até 2.400 MT/s, um algoritmo especial de Inteligência Artificial e uma "técnica de correção de erros pioneira" para oferecer maior durabilidade, estabilidade e melhor controle das temperaturas.

Continua após a publicidade

A TeamGroup não divulgou a ficha técnica completa, a disponibilidade e muito menos o preço do Z54A, mas a expectativa é que essas e outras informações sejam apresentadas durante a Computex 2023, cujo início está marcado para a próxima quarta-feira, 31 de maio. Independente disso, considerando as promessas de velocidade, não espere por valores acessíveis.

Fonte: TeamGroup, via VideoCardz