Intel adia Innovation para 2025 em meio a demissões e incertezas
Por Jones Oliveira |
Nesta quinta-feira (08), a Intel notificou os participantes do Innovation que o evento agendado para o final de setembro foi adiado para 2025. A decisão ocorre diante de um cenário de crise que vem se desenhando na companhia nas últimas semanas.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Intel promete corrigir falhas em CPUs de 13ª e 14ª geração em agosto
- Qualcomm, Nvidia, Intel e AMD correm para botar IA no seu PC; saiba quem lidera
Na última semana o Time Azul divulgou resultados financeiros abaixo das expectativas de acionistas e analistas, frustrando o mercado financeiro e causando uma enorme queda de capitalização. O balancete negativo foi seguido do anúncio da demissão em massa de 15 mil funcionários e um clima de desespero evidenciado pela publicação de versos bíblicos pelo CEO Pat Gelsinger no X (antigo Twitter).
A falta de perspectiva de negócios se soma a uma série de problemas de instabilidade e oxidação que a Intel vem enfrentando com seus processadores de 13ª e 14ª geração. Por isso, a companhia decidiu adiar o Innovation, um dos seus principais eventos no ano, para algum momento de 2025.
"Após uma análise cuidadosa, tomamos a decisão de adiar o Intel Innovation para 2025. Até o fim de 2024, continuaremos conduzindo eventos menores e mais direcionados, como webinars, hackathons e encontros em todo o mundo com o Intel Connection e o Intel AI Summit, além de marcarmos presença em outros eventos da indústria", disse a Intel em um comunicado enviado à imprensa.
Intel reavalia custos
O Innovation é palco para o anúncio de produtos de nova geração que a Intel está trabalhando e oportunidade para o público, analistas e desenvolvedores experimentarem tais novidades. Foi nele, por exemplo, que o Canaltech viu e testou em primeira mão os processadores Intel Meteor Lake (depois chamados de Core Ultra) em 2023.
A expectativa para este ano era de que a companhia demonstrasse as novas CPUs Panther Lake, previstas para 2025, e disponibilizasse algumas estações para hands-on dos primeiros notebooks com processadores Lunar Lake — cujo lançamento está marcado para setembro.
O adiamento do Innovation não deve afetar a estreia da família Lunar Lake, também chamada de Core Ultra 2, mas há receio de que os esforços de promoção desses processadores sejam sensivelmente afetados. Isso porque a Intel avisou que está "alinhando a estrutura de custos" e que confirmou que o departamento de marketing sofrerá cortes significativos.
Na prática, isso significa que a Intel não deve conseguir organizar grandes eventos simples e puramente por falta de pessoal. Assim, neste momento a companhia deve adaptar a divulgação de seus novos produtos para a IFA 2024, que acontece em Berlim nos dias 6 a 10 de setembro.