Publicidade

Intel 300 pode ser novo substituto do Pentium G7400

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Agosto de 2023 às 16h35

Link copiado!

Kevin Woblick/Unplash
Kevin Woblick/Unplash
Tudo sobre Intel

A Intel já se prepara para anunciar os processadores Raptor Lake Refresh em setembro. Além disso, a companhia pode revelar o Intel 300, possível sucessor do Pentium Gold G7400 na 14ª geração.

A empresa de Santa Clara já havia revelado em 2022 que encerraria as linhas Pentium e Celeron para dar vida à série simplificada Intel Processor. Agora, parece que a nomenclatura vai mudar mais uma vez.

O informante chi11eddog compartilhou o boato em sua conta no Twitter, sugerindo o lançamento para o terceiro trimestre deste ano. Dentre as especificações, o modelo teria dois núcleos de performance e quatro threads, mas nenhum core de eficiência. O cache L3 deve ter capacidade máxima de 6 MB, enquanto a frequência base pode ser de 3,9 Ghz. O consumo é baixo, de apenas 46W.

Continua após a publicidade

É interessante notar que essa nova abordagem da Intel também difere dos Alder Lake-N, lançados durante a CES. O princípio é similar, mas, na prática, os modelos de 13ª geração, como o Intel N100, contêm dois núcleos de eficiência e não dois núcleos de performance.

Vale lembrar que o Intel 300 deve ser um processador de entrada para desktops, portanto a nova nomenclatura dos Meteor Lake não se aplicaria a esse SKU.

Continua após a publicidade

Intel 300 não deve ser muito diferente do antecessor

Em comparação ao antigo Pentium G7400, os dois modelos possuem a mesma contagem e tipo de núcleos, assim como quantidade de cache. A grande diferença é a frequência de 3,7 GHz do processador anterior, contra os supostos 3,9 GHz de clock no novo modelo.

Sobre o Intel 300, ainda é difícil cravar informações extras sobre esse possível lançamento. O fato de ser um processador dual-core torna o produto inviável para games e até mesmo para o uso cotidiano em muitos cenários. Todavia, caso essa CPU chegue por preços competitivos, na casa dos US$ 50 (R$ 200 em conversão direta), pode ser uma opção interessante para usos específicos.