Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023 | Intel lança CPUs Alder Lake-N para turbinar notebooks de entrada

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Janeiro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Meses após anunciar a aposentadoria das linhas Pentium e Celeron para notebooks, a Intel apresentou durante a CES 2023 os processadores Alder Lake-N. Identificados pela empresa como "Série N", os chips estreantes são compostos pela nova marca Intel Processor junto a um Core i3 mais simples e trazem até 8 núcleos, prometendo enormes avanços não apenas no desempenho e eficiência, como também na conectividade e processamento gráfico.

Os processadores da Série N chegam em uma configuração especial dedicada, sendo fabricados no processo Intel 7 de 10 nm e adotando apenas os núcleos Gracemont de alta eficiência — os mesmos vistos no conjunto de E-Cores de CPUs mais poderosas da 12ª geração Alder Lake.

A Intel garante que a combinação proporciona até 28% melhor desempenho em uso geral na configuração de 4 núcleos utilizada pelo Intel Processor N200, e impressionantes 70% na configuração de 8 núcleos do Core i3 N305, em comparação ao Pentium Silver N6000, CPU de entrada mais avançada da empresa até o momento.

Continua após a publicidade

Mais importante, os ganhos massivos não abririam mão da eficiência energética, com a arquitetura avançada dos núcleos Gracemont entregando "excelente performance por Watt". Nesse quesito, a companhia garante que laptops equipados com CPUs da Série N poderiam fornecer até 10 horas de reprodução de vídeo em HD.

Complementando os avanços na CPU, a família estreante seria a primeira entre os componentes mais básicos da Intel a suportar memórias DDR5 e LPDDR5, operando a até 4.800 MT/s, mudança que deve proporcionar melhor responsividade durante tarefas que exijam mais da RAM.

Continua após a publicidade

Fechando o pacote de processamento está a GPU integrada com 32 Unidades de Execução (EUs) — apesar de manter o número de EUs do Pentium Silver N6000, a adoção de uma arquitetura mais moderna com frequências de operação mais altas garantiriam um salto gigantesco de desempenho gráfico, de até 64% no Intel Processor N200, e impressionantes 120% no Core i3 N305. Como sempre, é importante esperar pelos reviews para que esses números sejam comprovados, mas o cenário é promissor.

O desempenho não foi a única área a receber atenção da Intel com a família Alder Lake-N, já que a experiência de uso e a conectividade também ganharam aprimoramentos significativos. A linha vem embarcada com suporte a Wi-Fi 6E (Gig+), que utiliza a faixa de frequência mais veloz de 6 GHz, além de coprocessadores melhorados para a tela e a webcam, garantindo que os notebooks equipados com essas CPUs possam ter telas de maior resolução e câmeras com melhor processamento e qualidade de imagem.

A Série N estreia o suporte à reprodução de vídeos com o codec AV1, uma tendência da indústria que garantiria maior eficiência energética e melhor qualidade de imagem, e agora traz portas HDMI 2.0b, possibilitando o uso de até 3 monitores externos com resolução 4K com HDR e taxa de atualização de 60 Hz. Por fim, os lançamentos contam com o GNA 3.0, o algoritmo de IA responsável por eliminar ruídos indesejados em ligações de áudio e vídeo — todas essas melhorias devem beneficiar estudantes e usuários que procuram por notebooks acessíveis.

Continua após a publicidade

Na prática, com a linha Alder Lake-N, devemos ver os notebooks de entrada darem um dos maiores saltos recentes, tanto em desempenho quanto em usabilidade, já que haverá suporte a recursos mais avançados, como as telas de maior resolução. De acordo com a Intel, mais de 50 modelos diferentes chegarão ao mercado em 2023 trazendo processadores da Série N, entre Chromebooks e laptops Windows.