Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google cria coalizão para desenvolver chip com código aberto

Por| 07 de Novembro de 2019 às 14h25

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Google

O Google está trabalhando em um novo design de chips em código aberto chamado OpenTitan. O gigante fez uma coalizão com grandes companhias do mercado para criar chips confiáveis que podem ser usados em uma série de aparelhos, como servidores, discos de armazenamento, periféricos e outros dispositivos.

A proposta está sendo vendida de forma muito similar à plataforma Android. Ou seja, será aberta e transparente, totalmente personalizável, assim como acontece com o sistema operacional. Segundo o Google, qualquer pessoa pode inspecionar o hardware em busca de vulnerabilidades e falhas de segurança.

A medida vem logo depois que a companhia lançou o seu próprio chip, o Titan — que fez sucesso por conta da tecnologia de root-of-trust. Assim, ela quer oferecer o sistema em código aberto para outros interessados na indústria, já que, com a tecnologia, os componentes possuem garantia criptografada de proteção contra violação, aumentando a segurança para utilização em grandes negócios.

O OpenTitan será comandado pela LowRisc, uma comunidade sem fins lucrativos que vai ajudar a gerenciar demandas e correções necessárias. Junto ao Google, fazem parte da coalizão ETH Zurich, G+D Mobile Security, Nuvoton Technology e Western Digital. A proposta é que o design seja agnóstico, ou seja, possa ser adaptado para qualquer aparelho ou usado por qualquer software.

Continua após a publicidade

A iniciativa não é a primeira da Google. A companhia já trabalha com Facebook e Intel no Open Compute Project, com design também em código aberto para servidores de data centers.

Fonte: TechCrunch