Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gigabyte revela 1ª placa-mãe A620 para Ryzen 7000 no formato Mini-ITX

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Junho de 2023 às 19h11

Link copiado!

Reprodução/Gigabyte
Reprodução/Gigabyte

Superando concorrentes como ASUS e MSI, que só devem apresentar seus modelos nos próximos dias, a Gigabyte acaba de ser a primeira fabricante a apresentar uma placa-mãe de entrada com chipset A620 no formato Mini-ITX, destinado a PCs compactos. Equipada com soquete AM5, para atender os processadores Ryzen 7000 e futuras gerações da AMD, a novidade é simples, mas se destaca por aspectos como conectividade sem fio integrada e compatibilidade com overclock de memória via perfis EXPO.

O chipset A620 foi apresentado há cerca de dois meses como a opção mais acessível para quem quer entrar na nova geração de CPUs da AMD, implementando cortes significativos em recursos para alcançar o preço mais baixo. Na prática, estão ausentes características como pistas PCIe 5.0 e a possibilidade de aplicar um overclock nos chips, ambas tecnologias que não devem ter tanto impacto nos usuários para os quais a solução é pensada.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, a nova Gigabyte UD A620I AX chama atenção por trazer uma lista bastante ampla de funcionalidades, especialmente considerando o formato Mini-ITX. Temos um VRM com 5 + 2 + 1 fases, suficiente para entregar boa estabilidade em CPUs configuradas com TDP de 65 W, além de dois slots para memória DDR5 com suporte a overclock através dos perfis pré-configurados AMD EXPO e Intel XMP.

Há ainda um slot PCIe 4.0 x16 para placas de vídeo e outros componentes de expansão, e até um slot M.2 PCIe 4.0 x4 para SSDs NVMe — apesar de não serem os mais velozes disponíveis, posto ocupado por soluções já preparadas para PCIe 5.0, armazenamento PCIe 4.0 continua oferecendo alta velocidade e é uma adição bem-vinda em uma placa de entrada. Mais do que isso, a Gigabyte caprichou na lista de conectividade da A620I AX.

Acompanhando a porta HDMI e DisplayPort para os gráficos integrados, temos duas portas USB-A 3.2 Gen 1 (com velocidade de transferência de 5 Gbps), duas USB-A 2.0, um USB-C 3.2 Gen 1, uma porta USB-A 3.2 Gen 2 (10 Gbps), porta Ethernet de 2,5 Gbps e Wi-Fi 6E integrado, recurso pouco comum em placas de entrada, especialmente em uma versão tão recente do protocolo de rede sem fio.

Continua após a publicidade

Completam os destaques o sistema de áudio com promessa de som de alta definição, sensores de temperatura, headers para iluminação RGB com suporte ao ARGB (Adressable RGB) e a função Q-Flash Plus com botão dedicado, que possibilita a atualização de BIOS sem ser necessário instalar a CPU, memórias ou placa de vídeo.

Preço e disponibilidade

A Gigabyte ainda não detalhou preço e disponibilidade para a A620I AX, mas é possível deduzir que a novidade deve custar menos de US$ 100 (~R$ 480) e chegar às lojas entre junho e julho, considerando as informações já divulgadas pela AMD.

Fonte: Gigabyte, via VideoCardz