Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gigabyte pode lançar GeForce RTX 4060 low-profile com três fans

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Julho de 2023 às 12h00

Link copiado!

Reprodução:Gigabyte/Montagem: Felipe Vida/Canaltech
Reprodução:Gigabyte/Montagem: Felipe Vida/Canaltech

A Gigabyte pode estar preparando o lançamento de uma GeForce RTX 4060 no formato low-profile (baixo perfil). A informação foi divulgada por uma fonte ao VideoCardZ e mostra as primeiras imagens da possível — e pequena — GPU.

Desde o lançamento das RTX 4000 com arquitetura Ada Lovelace, fabricantes terceirizadas como ASUS, Gigabyte, MSI e Zotac continuaram apostando em criar modelos grandes. Hoje, é muito mais fácil encontrar placas de três a quatro slots e sistema triplo de ventoinhas do que versões menores e compactas.

Continua após a publicidade

No entanto, essa versão vazada da Gigabyte, que não teve nome ou informações divulgadas, pode ser o início de uma “nova era” para placas menores. Há algumas semanas a NVIDIA anunciou os modelos GeForce RTX 4060 TI e RTX 4060, que esquentam menos e consequentemente não precisam de uma estrutura de dissipação de calor tão robusta.

RTX 4060 low-profile pode ser ideal para SFF

Mesmo pequena, essa RTX 4060 possui três ventoinhas em um corpo levemente alongado. As fans parecem ter um diâmetro menor, mas, sem imagens comparativas, fica difícil cravar o tamanho real do componente. A GPU ainda deve ocupar dois slots no gabinete, tornando esta uma opção interessante para PCs no estilo SFF (Small Form Factor).

A parte lateral concentra um conector de oito pinos para conexão com a fonte de energia. Já a traseira comporta duas saídas HDMI 2.1 e outras duas portas DisplayPort 1.4, fazendo com que o usuário não fique limitado para ligar múltiplos monitores.

Continua após a publicidade

Esse tamanho compacto não deve limitar a performance da Gigabyte GeForce RTX 4060 low-profile. A placa de referência da NVIDIA opera com um consumo baixo, utilizando TGP (Total Graphics Power) de apenas 115W. Assim, o modelo não deve ter problemas de aquecimento e nem limitar o desempenho do usuário

Por enquanto é importante tratar o vazamento como rumor. Até o momento a Gigabyte não se manifestou, e nos resta esperar por um anúncio oficial.