Publicidade

Gerador de quadros para "qualquer jogo" da AMD fica ainda melhor com o AFMF 3

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Há dois anos, a AMD lançou a primeira versão do AFMF (AMD Fluid Motion Frames), um gerador de quadros via driver que pode ser usado por placas de vídeo mais antigas em, literalmente, qualquer jogo. Agora, segundo informações encontradas no log de um novo driver de prévia, o Time Vermelho está trabalhando para trazer o AFMF 3 junto de uma nova versão do frame gen.

O driver 25.20, que ainda não tem previsão para chegar, menciona "FRAMEGEN" e "FrameGenV3Profile" e "AFMF3". Isso quer dizer que esse driver, quando chegar para todos, trará uma nova versão do gerador de quadros via driver da AMD, possivelmente trazendo mais desempenho e melhor qualidade de imagem.

AFMF ativa gerador de quadros via driver para GPUs Radeon

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O AMD Fluid Motion Frames chegou em janeiro de 2024 trazendo geração de quadros aos jogos que não oferecem suporte nativamente, ou seja, que não implementaram alguma versão do FSR. Ele pode ser ativado através do software Adrenalin, já que é um recurso via driver e, por isso, é algo exclusivo para as placas de vídeo Radeon.

Donos de GPUs Radeon RX 6000 (RDNA 2) podem ativar o AFMF 2.1 através do software de forma global, aplicando automaticamente a todos os jogos, ou individualmente. Já quem tem as placas de vídeo baseadas em RDNA 3 e RDNA 4 pode usar a suite HYPR-RX, que conta com outros recursos além do gerador de quadros, como Super Resolution, Anti-Lag, Radeon Boost, entre outros.

O AFMF 3 pode ser oficializado quando a AMD lançar o novo FSR Redstone, recurso voltado para as Radeon RX 9000 e que faz uso de renderização neural para melhorar a qualidade de imagem e desempenho, algo possível nas GPUs RDNA 4 por conta dos novos núcleos voltados para aceleração de IA dessa arquitetura.

Veja mais do CTUP: